Docente representou a Esalq em reunião sobre sistemas agroalimentares

No último dia 27 de abril, aconteceu a reunião anual Young Scientific Roundtable, evento organizado pela equipe do Transformative Research Challenge, ligado ao Word Food Forum (WFF). Além do WFF, a coordenação das atividades teve parceria da FAO, CGIAR e a Aliança Agrifood 5. Esta última, conta com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) entre seus integrantes, contemplando 5 das melhores universidades em ciências agrárias do mundo.

Durante o evento, a Esalq foi representada pelo professor Brunno da Silva Cerozzi, do departamento de Zootecnia. A reunião reforçou a importância dos jovens investigadores na transformação dos nossos sistemas agroalimentares. O evento lançou oficialmente a segunda edição do TRC, com o objetivo de inspirar a investigação e inovação no desenvolvimento sustentável para acabar com a fome e transformar os nossos sistemas agroalimentares.

A participação dos pesquisadores esteve dividida em quatro eixos temáticos, incluindo Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente e Vida Melhor.

Em sua participação, Cerozzi ajudou a responder como podemos assegurar que a forma como produzimos alimentos é mais viável economicamente, ambientalmente correta e socialmente justa? O professor da Esalq se declara um entusiasta da agricultura sustentável e espera que a sua investigação encoraje a disseminação de sistemas de produção alimentar economicamente viáveis, ambientalmente sãos e socialmente justos em todo o mundo. Sobre estes desafios, o professor da Esalq observou que “é possível, não será fácil mas valerá a pena”.

A partir dessa reunião equipes de jovens pesquisadores são convidados a apresentar uma proposta conceitual de duas páginas até o próximo 6 de junho, propondo uma ideia de investigação inovadora, centrada num dos quatro eixos temáticos, bem como no tema do ano da WFF: "Dietas Saudáveis". Planeta Saudável". Será atribuído um prêmio especial à equipe que melhor se alinhar ao tema.

Clique aqui e assista a gravação na íntegra da reunião.

Texto: Caio Albuquerque (3/5/2022)

Edição 424