DOCENTES DA ESALQ HOMENAGEADOS DURANTE LANÇAMENTO DE VARIEDADE DE CAFÉ RESISTENTE A NEMATOIDES

Prof. Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz recebe homenagem de Mário Massayuki Inomoto | Prof. Ailton Rocha Monteiro recebe homenagem de Cláudio Marcelo Gonçalves Oliveira

Uma nova cultivar de café (Coffea canephora) resistente a nematoides (IAC Herculândia), foi lançada no dia 16 de novembro, na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ocasião em que foram homenageadas pessoas relevantes que contribuíram para o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil.

Entre os homenageados, encontram-se dois professores aposentados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Luís Carlos Barbosa e Ailton Rocha Monteiro, então docentes titulares do antigo Departamento de Zoologia da instituição.

Durante 35 anos, a equipe de pesquisadores do IAC e Instituto Biológico selecionou  plantas, com o objetivo de agregar características agronômicas como produção, vigor e tamanho de frutos, além de apresentar resistência a três espécies de Meloidogyne: M. exiguaM. incognita e M. paranaensis. Foram avaliadas mais de 3,5 mil plantas para se chegar a cinco clones genitores do porta-enxerto IAC Herculândia. A tecnologia adotada para se chegar ao novo porta-enxerto envolveu a recombinação desses cinco clones que, plantados juntos, se cruzam, gerando sementes do mesmo.

O nome de cada cultivar clonal é composto pela sigla IAC, que inicia o nome das cultivares desenvolvidas pelo Instituto Agronômico, seguida pelos acrônimos, compostos pela primeira letra de cada nome dos homenageados: Wallace Gonçalves (IAC WG), Francisco Eduardo Bernal Simões (IAC FEBS), Paulo Makimoto (IAC PM), Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz (IAC LCCBF) e Ailton Rocha Monteiro (IAC ARM).

Ainda durante a cerimônia de lançamento e de homenagens, uma deferência especial foi feita ao Prof. Ailton Rocha Monteiro, por ter sido este professor de boa parte dos engenheiros agrônomos presentes.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 22.11.2023

Edição 504