Edital nº 59/2022 - Professor(a) Visitante do Exterior - PVE - saídas em 2023

Segue anexo o edital de divulgação do PrInt USP/Programa Professor Visitante do Exterior – PVE – saídas em 2023.

Atentem-se, especialmente, às informações abaixo.

É de responsabilidade dos interessados a leitura na íntegra do referido edital.

- Período de permanência única e ininterrupta no Brasil: de 7 (sete) a 15 (quinze) dias, a começar entre julho e setembro de 2023 ou entre outubro e dezembro de 2023.
- Inscrições: de 27/12/2022 a 27/01/2023, exclusivamente através do e-mail sapg.esalq@usp.br .

- Requisitos para inscrição:
1. O programa proponente deverá fornecer garantia de local de trabalho e infraestrutura apropriada para a realização das atividades previstas e assumir o compromisso de manter as condições de trabalho necessárias ao cumprimento e execução do projeto, no caso de sua aprovação;
2. O(a) Professor(a) Visitante deverá possuir título de Doutor, ter produção acadêmica relevante, principalmente nos últimos 5 (cinco) anos e estar vinculado a instituição estrangeira. Não serão aceitas candidaturas de professores(as) que estejam exercendo atividades de docência e/ou pesquisa no Brasil;
3. Atendendo às diretrizes do Programa PrInt, as instituições de origem dos bolsistas deverão, obrigatoriamente, constar do Anexo A ou do Anexo B do presente edital;
4. Conforme exigência da CAPES no Edital 41/2017, Item3.4.1.17, é necessário que haja instrumento de parceria firmada entre a IES do exterior e a USP.

- Documentos para inscrição (todos em PDF):
a) Plano de Trabalho em inglês, com até 5 (cinco) páginas considerando capa e bibliografia, elaborado em comum acordo pelo(a) candidato(a) a professor(a) visitante e pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação, contendo:
- Título, nome do(a) proponente e área do conhecimento;
- Programa de atividades de ensino, contendo objetivos e metas, compatíveis com a duração da visita;
- Cronograma de execução das atividades a serem desenvolvidas pelo(a) candidato(a);
- Justificativa da visita.
b) Curriculum Vitae resumido (máximo duas páginas) informando ORCID e as 5 (cinco) publicações (ou outro tipo de produção) de maior destaque;
c) Link para o perfil Google Scholar no caso de candidatos(as) da área de humanas e link para o perfil Scopus para candidatos(as) de todas as demais áreas;
d) Cópia de documento comprobatório do título de doutor(a) ou declaração de sua instituição atestando a condição de doutor(a);
e) Declaração em papel timbrado do programa, em modelo livre, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação, confirmando o aceite do(a) professor(a), informando o nome completo do(a) professor(a) visitante, instituição de origem e o período da visita (data de início e fim), responsabilizando-se pelo cumprimento das metas de visita;
f) Declaração em português ou inglês em papel timbrado, em modelo livre, do(a) candidato(a) a professor(a) visitante, demonstrando concordância com sua participação no período da visita, que deverá ter prazo de permanência única e ininterrupta para o(a) professor(a) visitante de 07 (sete) a 15 (quinze) dias.

- Período para os programas reunirem as comissões de seleção e encaminharem, posteriormente, a candidatura selecionada* à SAPG: de 01 a 08/02/2023.
* Cada PPG poderá selecionar apenas uma candidatura.

- Divulgação dos resultados de seleção por parte das CCP's: 10/02/2023.

Após a seleção por parte da CCP, a documentação será encaminhada para a seleção da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, conforme informações disponíveis no item 7 do edital. A data prevista para a divulgação do resultado final pela PRPG é 17/03/2023.

As informações acima não se aplicam aos PPG's em Bioenergia e Ecologia Aplicada. Orientadores desses programas devem entrar em contato com pipg.bioen@usp.br (Alexandre) ou mcasarin@cena.usp.br (Mara), respectivamente.

Edição 458