EducaTrilha na Escola 2023 beneficia mais de 14 mil pessoas e anuncia escolas vencedoras

Imagem Prefeitura de Piracicaba

O Evento de Premiação da quarta edição do EducaTrilha na Escola foi realizado no dia 09 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.

A mesa de abertura foi formada por representantes das instituições organizadoras patrocinadoras e apoiadoras, tais como: Sandra Monteiro Borges Florsheim, Diretora do Centro de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Ambientais; Alex Gama Salvaia, Secretário Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba; Josenei Gabriel Cará, Gerente da Diretoria Metropolitana e do Interior da Fundação Florestal; Marcos Millan – Vice-diretor da Esalq/USP; Mônica Salles, Sustentabilidade e Comunicação da OJI Papéis; Sang Young Me, Presidente da CJ do Brasil; Bruno César Roza, Secretário Municipal de Educação de Piracicaba; Samuel Zanatta, formador da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE); e Josué Adam Lazier, Secretário Executivo da OSCIP Pira 21. Todos destacaram a importância do programa e desejaram um bom evento aos presentes.

O EducaTrilha na Escola, patrocinado pela OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF).

A iniciativa tem, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Programa Germinar, da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Aiôn Socioambiental, do Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Imaflora, do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), por meio do Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza - CRECIN, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, PET Ecologia e Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental – NACE-PTECA.

Após a mesa de abertura, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, e Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba, ambas coordenadoras do programa, apresentaram os resultados da edição de 2023.

Maria Luísa explicou que o EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental, cultural, de saúde e bem-estar desenvolvido com escolas municipais, estaduais e particulares por meio de encontros formativos e de tutoria, no qual são desenvolvidos projetos educativos nas escolas que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi). Apresentou números sobre a evolução do programa em 2023: “Neste ano, tivemos um grande salto, de 10 instituições organizadoras, passamos para 25, de 10 escolas participantes, para 29 e de duas mil pessoas beneficiadas por ano para mais de 14 mil, mostrando o envolvimento da comunidade nos trabalhos educativos e a expansão do programa, que hoje atinge o correspondente 3,3% da população de Piracicaba”. Também apresentou dados sobre a avaliação dos professores sobre o programa, que foi considerado excelente por 80% dos respondentes e bom pelos 20% restantes.

Laís complementou explicando as atividades desenvolvidas nos 15 encontros formativos, 32 encontros de tutoria e 30 visitas com os estudantes, bem como os critérios de avaliação do programa, que incluem o desenvolvimento do pensamento crítico, a contribuição dos projetos escolares para as políticas públicas de educação e sustentabilidade, a integração com outros projetos e o protagonismo estudantil, entre outros. Segundo Laís, “o sucesso dos projetos nas escolas está no desenvolvimento dos encontros de formação e de tutoria, pois possibilita aos professores condições de relacionar a educação ambiental de forma transversal e também dá subsídios às escolas em utilizar o Programa como uma estratégia de mobilização de outros projetos”.

Ao longo da apresentação das coordenadoras, foram exibidos os vídeos elaborados pelas escolas mostrando os trabalhos realizados com a comunidade escolar.

Em seguida, foi realizada a cerimônia de premiação das escolas vencedoras,

Escolas municipais de educação infantil (pré-escolas – 4 e 5 anos): Escola Municipal Prof. Tomaz Caetano Cannavan Rípoli;

Escolas municipais de ensino fundamental (1º ao 5º ano): Escola Municipal Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa;

Escolas estaduais de ensino fundamental – Ciclo II: Escola Estadual Dr. João Sampaio;

Escolas estaduais e federais de ensino médio: Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida;

Escolas estaduais de ensino fundamental (ciclo II) e médio: Escola Estadual Felipe Cardoso;

Escolas particulares de ensino fundamental e médio: Espaço Cirandarte.

Alencar, professora de Ciências e Matemática da Escola Estadual Dr. João Sampaio, comenta sobre o prêmio: “Foi a primeira vez que a nossa escola participou e eu achei sensacional. Muita emoção! Trabalhos maravilhosos e novos amigos nessa linda caminhada. Obrigada pela oportunidade e vivência que tivemos! Um sonho compartilhado ganha mais impulso, projeção e sinto que é esse o propósito do EducaTrilha... Sonhar, plantar boas sementes e zelar para a colheita frutífera e abrangente. A manutenção da biodiversidade é o nosso grande propósito”. Kelly Murback Cardoso Barboza, coordenafdora pedagógica da Escola Municipal Profa. Tercilia Bernadete Sanches Costa, complementou: “O evento de premiação foi a tradução do projeto EducaTrilha, um coletivo de sonhos direcionados pelo caminho da Educação Ambiental transformadora. Receber o prêmio em meio a tantos trabalhos excelentes foi uma enorme alegria e o significado de que estamos colhendo os frutos da luta diária para tornar os sonhos realidade”. Também Stella Romero Bescia, professora de inglês da escola Estadual João Alves de Almeida, também falou sobre o prêmio: “Vencer um projeto não é apenas alcançar o resultado desejado, mas também superar os desafios, aprender com os obstáculos e se orgulhar do esforço e dedicação empregados ao longo do caminho. O EducaTrilha é um ótimo mecanismo de aprendizado para o professor e meio para conhecer novas atividades em outras escolas e aplicar a premissa da replicabilidade do Programa de Educação Integral”.

Como prêmio, três professores/gestores de cada escola vencedora participarão de uma viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar nos dias 18 a 20 deste mês.

CLIQUE AQUI e confira mais fotos.

Com informações da Coordenação do EducaTrilha na Escola (13/11/2023)

Edição 503