Egresso lança o livro “Deslaços de Família”

Egresso do curso de Engenharia Florestal da Esalq, Rodrigo Pazzinatto buscou futuramente a carreira de psicologia. Desde então, entre outras atividades, passou a dedicar-se à literatura e agora lança o livro “Deslaços de Família”. Em nove contos, Pazzinatto faz uma crítica à maneira como tem-se vivido as relações e os modos de existir. O autor atualmente estuda Psicologia na Faculdade Ciências da Vida.

Em cada uma das estórias, Pazzinatto apresenta um enredo familiar contemporâneo, mostrando algumas das mazelas humanas. São abordadas questões de gênero, sexualidade, velhice, aprendizagem, educação, criminalidade e relações de trabalho. A agressividade, a tristeza, a solidão, a vida e a morte são alguns dos temas tratados no livro.

Como pano de fundo, faz uma crítica a comportamentos que acabam se tornando patológicos, segundo uma visão científica normatizadora. “A normatização é uma forma de violência para aqueles que não se enquadram na regra, e, nesse ponto, os contos trazem um tipo de denúncia.  Se a sociedade enxerga a juventude como o “normal”, passamos a patologizar a velhice e a discriminar o idoso, por exemplo”, explica.

O autor – Desde que começou a cursar Psicologia, Rodrigo Pazzinatto passou a ministrar palestras, escrever poesia e dedicar-se à literatura. Em 2019 ganhou o prêmio internacional Special Tribut, que reconhece boas práticas para a humanidade. Também conquistou o 1º lugar no concurso literário Cartas a Tiradentes na categoria prosa.

Outras informações: rpaleite@hotmail.com

Texto: Letícia Santin | Estagiária de jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque

Edição 330