Equipe Esalq – IF São Paulo está entre os premiados no Vacathon 2020

Eleição contou com 160 juízes e 42 mil votos pela internet. (foto – Embrapa Gado de Leite)

O Vacathon 2020, tradicional maratona de inovação da Embrapa Gado de Leite, divulgou, no último dia 30 de outubro, as três soluções vencedoras deste ano para desafios da cadeia leiteira.

Depois de oito dias, noites e madrugadas de trabalho intenso, as campeãs são uma caneca que testa a qualidade do leite, um aplicativo para armazenar dados de toda a vida dos animais e um software capaz de medir redes neurais das vacas.

O prêmio de primeiro lugar foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, que apresentou a UaiCup, uma caneca que para análise da qualidade do leite, rastreio de antibióticos e outras vantagens para o pequeno e médio produtor.

Após terem vencido em 2019, a medalha de prata ficou com a equipe da Esalq/USP – IF São Paulo campus Piracicaba, que desenvolveu a Moopocket, um aplicativo “a balança de não peso no seu bolso”, um sistema usando IA para a pesagem de bezerras e novilhas por meio de fotografia no celular. A balança que armazena os dados do animal desde o nascimento até a vida adulta, proporcionando, rapidez, facilidade, simplicidade e maior controle de dados.

O terceiro lugar foi para a equipe da Unochapecó e Parque Científico e Tecnológico Chapecó, de Santa Catarina, que criou um aplicativo baseado em redes neurais que promete mais precisão na detecção de cio, o que resulta no aumento do sucesso nas inseminações.

Solução para o bolso dos pequenos produtores

A Moopocket é uma tecnologia baseada nos fundamentos da IoT (Internet of Things) e tem como objetivo melhorar o ganho de cerca de 800 mil produtores (pequeno e médio porte) por meio  do controle  e eficiência da pesagem de bezerras leiteiras, na visão de que as bezerras e novilhas de hoje serão as vacas de amanhã. Geralmente essa atividade que nem sempre é realizada ou utilizada pelo manejo mais trabalhoso por meio de fitas de medições, ou balanças convencionais, o que altera também o bem-estar dos animais.

Basta tirar a foto das bezerras que os algoritmos processam as informações e o produtor recebe o peso do animal no visor ou no sistema de gestão da fazenda. Os dados ficam armazenados no aplicativo, facilitando o controle da produção através de histórico e análises mais aprofundas

Iran Oliveira é professor da ESALQ, juntamente com o professor Thiago Siqueira do IFSP, coordenaram os trabalhos da equipe. “A equipe multidisciplinar favoreceu o desenvolvimento das ideias e a utilização das ferramentas focadas no Agro 4.0.  Os alunos tiveram aprendizado, não apenas sobre os desafios da cadeia do leite, mas também pela experiência vivenciada nas diferentes mentorias com empresários e pesquisadores do setor. Eles souberam valorizar as diferentes habilidades e geraram um ambiente de trabalho solidário, criativo e motivacional. Todos nós crescemos muito enquanto grupo e profissionais”, comemorou pelo 2 ano consecutivo. Deve-se considerar que a equipe Esalq/USP e IFSP foram os vencedores do certame em 2019.

Votação - Os 35 times apresentaram suas ideias durante todo o dia e foram avaliados por cerca de 160 juízes, que fazem parte da cadeia do leite e ecossistema de inovação no Brasil. Os critérios usados para avaliação dos projetos foram: impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada e desenvolvimento e execução da proposta.

Paralelamente, houve participação das torcidas através de uma votação simbólica que atingiu a incrível marca de 42 mil votos, provando que o Vacathon mobilizou as universidades, chegou a todos os cantos do país, atravessou as fronteiras e cruzou o Atlântico.

O Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, afirmou a importância do trabalho de equipe e agradeceu a todos os realizadores e patrocinadores que estiveram presentes durante o evento. “O formato virtual nos proporcionou receber as equipes da Argentina e de Angola, tenho certeza de que eles vieram para ficar. Aprendemos que é possível estarmos juntos apesar de estarmos distantes”, explicou.

Com informações da Embrapa Gado de Leite

Edição 349