Esalq assina acordo com universidades da China

Parcerias foram assinadas com a China Agricultural University e Hainan University (crédito: Gerhard Waller)

Ranqueada entre as cinco melhores universidades de Ciências Agrárias do mundo, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) ampliou, na última semana, seu quadro de parcerias internacionais. Em 26 de outubro, estiveram em Piracicaba (SP) representantes da China Agricultural University (CAU) - que também consta entre as líderes no ranking US Report University - e da Hainan University, está localizada em um arquipélago na região sudeste da China e que tem investido no ensino e pesquisa de agricultura tropical.

A expertise da Esalq nessa área despertou o interesse da equipe da Hainan University, que assinou com a Esalq e a CAU um acordo para a implantação de um centro de inovação em agricultura tropical. Assim, a troca de conhecimento com essa instituição prevê a ida de brasileiros com a finalidade de realizarem projetos em conjunto de maneira a fomentar estudos sobre o tema.

Segundo Cao Xiankun, Diretor do Departamento de Educação da Província de Hainan, foi um privilégio visitar a USP. “Pudemos concentrar esforços em promover a relação entre a China e o Brasil, especialmente nas áreas de agricultura, educação e desenvolvimento de talentos, o que permitirá a realização de pesquisas em conjunto”.

Foi assinado ainda um convênio de cooperação acadêmica, envolvendo a Esalq e a CAU, que prevê também a mobilidade entre docentes, discentes e pesquisadores. “Viemos assinar o convênio entre as Universidades e começar as atividades. Em 2019 vamos receber muitos professores e também, como membros da A5 Alliance, vamos receber alunos de intercâmbio. A A5 Conference será realizada em Beijing, no Campus da CAU. Teremos um grupo de 10 a 20 professores convidados para a Conferência Acadêmica e também cerca de 10 a 20 estudantes da Esalq indo à China para o Summer School”, declarou Feng Weizhe, Diretor do Escritório de Relações Internacionais da CAU.

Na Esalq, os chineses foram recepcionados pelo Diretor, Professor Luiz Gustavo Nussio, pelo Vice-Diretor, Professor Durval Dourado Neto (que coordenará as ações dos acordos no Brasil) e pela Vice-Presidente da Comissão de Atividades Internacionais da Esalq, Professora Silvia Miranda.

Além de assistirem a uma apresentação institucional e assinarem os acordos de cooperação, a comitiva chinesa realizou visitas ao Laboratório de Estudos de Plantas sob Estresse (Lepse), do Departamento de Ciências Biológicas, bem como ao Departamento de Zootecnia e ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

As atividades serão coordenadas na Esalq pelo Vice-Diretor, Professor Durval Dourado Neto, o qual visa estreitar as relações com Beijing para posicionar a instituição como porta de entrada para a China em parcerias envolvendo o agronegócio brasileiro. “Com a assinatura desses acordos fica clara a possibilidade de enviarmos docentes e alunos em 2019 para Beijing. Nos dias 18 e 19 de junho, participaremos de mais uma reunião do A5 na China, de maneira que essa aproximação possa desenvolver ações que agreguem valor para a agricultura. Nosso objetivo final é transformar conhecimento em riqueza para o bem comum da sociedade”.

No último sábado, os chineses regressaram ao país de origem, com a expectativa de receber em breve a visita de uma comitiva com docentes e pesquisadores da Esalq.

Texto: Caio Albuquerque (31/10/2018)