ESALQ chega a 15 mil formados

Formandos durante cerimônia de colação de grau (crédito: Cristiano Ferrari)

A sessão solene de colação de grau, da Classe 2016 da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), ocorrida em 19/01, registrou marcas importantes. Ao formar a primeira turma do curso de Administração, a ESALQ atinge a histórica marca de 15 mil estudantes graduados desde sua criação, em 1901. (FOTOS).

Uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), a ESALQ se caracterizou, ao longo de sua história, pela formação em ciências agrárias, curso pioneiro na Luiz de Queiroz, responsável por oferecer ao mercado 11.570 engenheiros agrônomos desde 1903, ano de formação da 1ª turma. Esse número expressivo é uma referência nacional mas, acima de tudo, a qualidade na formação dos profissionais graduados na ESALQ levou a instituição a figurar, segundo o ranking US News and Report, entre as cinco melhores escolas de ensino superior em ciências agrárias do mundo.

Além do curso de Engenharia Agronômica, a ESALQ ampliou suas carreiras ofertadas na graduação a partir da década de 1970. Com a turma de 2016, já são 1.075 engenheiros florestais, 469 biólogos, 404 economistas, 403 cientistas de alimentos, 352 gestores ambientais, 294 licenciados em ciências agrárias, 16 administradores, além de 419 formados no curso de Economia Doméstica, extinto em 1996.

Fuvest e SiSU – A partir de fevereiro, quando se efetivarem as matrículas da Fuvest e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a ESALQ receberá 430 novos estudantes, que chegam para cursar um dos sete cursos de graduação. Em 2017, a ESALQ disponibilizou 84 vagas via SiSU. Entre as modalidades de vagas adotadas pelo Sisu, as unidades da USP podem optar por três: ampla concorrência (AC); vagas disponibilizadas para candidatos que, independentemente de renda, tenham realizado o Enem; vagas disponibilizadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), e vagas para quem tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (EP).

Na ESALQ, as vagas serão disponibilizadas da seguinte forma em cada curso: Administração – 5 (AC:3, EP: 2), Ciências Econômicas – 5 (AC: 2, EP: 3), Ciências dos Alimentos – 12 (AC: 7, EP: 3, PPI:2), Ciências Biológicas – 6 (EP: 5, PPI: 1), Engenharia Agronômica – 40 (AC: 40), Engenharia Florestal – 8 (AC: 3, EP: 4, PPI: 1), Gestão Ambiental – 8 (AC: 4, EP:4). Confira as notas mínimas aos candidatos que escolherem uma das sete carreiras da ESALQ:

Administração e Ciências Econômicas: 600

Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal: 500

Ciências dos Alimentos e Gestão Ambiental: 400

Texto: Caio Albuquerque (24/01/2017)

ESALQ Notícias 123/2017 - Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2016