Esalq debateu oportunidades de ampliação em engajamento em políticas públicas

Evento contou com a participação do catedrático Evaldo Ferreira Vilela (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), por meio da Comissão de Relações Institucionais (CRInst), realizou na manhã desta quinta-feira, 15/12, uma ação denominada “Oportunidades de Ampliação e Engajamento Docente em Políticas Públicas”.

O evento contou com fala inicial do vice-diretor da Esalq e presidente da CRInst, professor João Roberto Spotti Lopes. “Na universidade atuamos com geração de conhecimento, formação de pessoas e extensão. E muitas dessas ações podem auxiliar decisões em esferas de governo. Por isso nasceu esse evento, que tem como proposta estruturar essas ações na Esalq de forma estratégica”.

Desafios – Na sequência, o Quarto Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, professor Evaldo Ferreira Vilela, proferiu uma reflexão sobre políticas públicas e a pesquisa: desafios e vulnerabilidades. Vilela comentou que nas sociedades mais complexas, a ciência está engajada ao desenvolvimento. “Nestes casos, a Ciência está acoplada à economia para gerar riqueza, mas na universidade ainda há um desconhecimento sobre políticas públicas enquanto algo diferente da politicagem”.

Segundo Vilela, as políticas públicas devem, portanto, ser estruturadas enquanto instrumentos de desenvolvimento do País. “É necessário planejar, engajar e praticar governança a fim de gerarmos conhecimento de maneira que este transborde para a inovação”. Para Vilela, o alcance das políticas públicas deve fomentar a pesquisa básica que beneficie o país, articulado à cadeia da inovação.

Oficinas – Após a fala do catedrático, os participantes reuniram-se em Oficinas para coletar contribuições sobre quatro temas: 1- Políticas públicas em atendimento aos ODS; 2- Representação em Câmaras/Comitês/Comissões junto aos governos municipais, estaduais e federais; 3- Políticas públicas e os desafios estratégicos de atuação da Esalq/USP; 4- Governança institucional: como a Esalq/USP deve se organizar e conduzir atividades nessa área?

Fechamento – Após as oficinas, foram apresentadas sínteses das oficinas, com os docentes elencando apontamentos a serem encaminhados à CRInst, instância realizadora do evento. Entre os fatores fundamentais para a adoção de ações de engajamento acerca das políticas públicas no âmbito da Esalq, foram mencionados a necessidade de uma política institucional permanente, iniciativas de valorização e representatividade, além de medidas que explorem sinergias entre projetos já existentes, que somados podem potencializar a ação da Esalq na formulação de políticas públicas.

Ao final dos trabalhos, os docentes Leandro Maria Gimenez e Luciana Duque Silva, representantes da CRInst, reforçaram a importância do evento como ato para despertar a estruturação de um processo contínuo na Esalq e de estimulação do corpo docente para a ação em prol de políticas públicas.

Acesse fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/j7vB89N5CHfbirGW9

Texto: Caio Albuquerque (15/12/2022)

Edição 457