Esalq inaugura espaço virtual para registrar sua memória

Ônibus "Azulão" durante o evento Esalq Carburados (crédito: Denise Guimarães)

No dia 1º de julho de 1960, um grupo de estudantes quartanistas e docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) deu início aquela que ficou conhecida como a “Grande Excursão”.

De Piracicaba partiram rumo a Montevideo, capital do Uruguai. E durante 30 dias os acadêmicos fizeram essa jornada dentro do Azulão, ônibus monobloco Mercedes-Benz do Brasil, modelo 0-321-H, vendido por 2 milhões de cruzeiros pela montadora. Passados 63 anos o F60, como ficou conhecido, ainda se mantém firme, funcionando impecavelmente e com as suas características originais.

Essas e outras histórias estarão agora registradas no site Esalq Sempre, inaugurado no último sábado, 15/04, durante a realização da exposição de carros antigos Esalq Carburados.

A Esalq conta com uma fonte inesgotável de registros históricos e símbolos, que norteiam todos os valores cultuados por colaboradores da Instituição, muitos deles conservados em diferentes locais no campus, em especial, no Museu Luiz de Queiroz.

Atenda à organização de registros dispersos em variadas fontes e locais físicos, a Esalq apresenta nesta página conteúdos de aspectos históricos relacionados com a Escola a fim de promover consulta aberta e interativa com a comunidade interna e também com toda a sociedade. Assim o capítulo Ônibus F60 inaugura o espaço virtual Esalq Sempre. Neste capítulo o internauta poderá acessar três conteúdos:

Super F60 - das fronteiras da Esalq, palmilhando o solo brasileiro
Panfleto com descritivo técnico do ônibus (Mercedes-Benz)
Diário de Bordo da Grande Excursão, de Péricles Mallozzi

Esalq Sempre - Os conteúdos são escritos por meio da consulta em diversos materiais e conta com o suporte e a revisão de docentes, funcionários, alunos e egressos da Esalq/USP e também daqueles apoiadores apaixonados pela nossa história.

Estão programados conteúdos referentes aos patronos Luiz Vicente de Souza Queiroz, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, aos Símbolos da Esalq, Edificações, o Bonde, entre outros. No site o visitante pode ainda preencher um formulário sugerindo novos conteúdos e fazer demais considerações.

Acesse: https://www.esalq.usp.br/institucional/esalq-sempre

Esalq Carburados - O Azulão tem integrado a programação cultural de eventos pontuais realizados no campus Luiz de Queiroz. Já participou da iniciativa Dia se Carro e, no sábado dia 15/4, estava presente no encontro anual de carros antigos do grupo Esalqueanos Carburados, evento organizado pela Adealq (Associação de Ex-Alunos da Esalq).

Confira galeria de imagens

Texto: Caio Albuquerque