ESALQ Junior Consultoria vence Desafio de Cases USP Jr

Representantes da ESALQ Junior Consultoria (divulgação)

Em 19 de novembro, aconteceu em Ribeirão Preto (SP), no auditório da Faculdade de Medicina da USP, a competição Desafio de Cases da USP Jr. O objetivo foi identificar as principais práticas realizadas em empresas juniores da USP.

Distribuídas nas categorias “Formação de Liderança – Como a sua EJ está formando líderes para o Brasil?”, “Resultados - Qual o projeto com maiores desafios e melhores resultados?” e “O que a sua EJ fez para se adaptar ao PE da rede?”, representantes de oito empresas apresentaram iniciativas desenvolvidas nos vários campi da universidade.

Na categoria “Formação de Liderança”, a vencedora foi a ESALQ Jr. Consultoria (EJC), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Nessa categoria, os competidores foram desafiados a escreverem um case no qual foram avaliados em duas fases, na apresentação escrita e oral. “O nosso case foi escrito com base nas práticas que a ESALQ Jr Consultoria desempenha com os seus líderes, afim de torná-los mais capacitados com as práticas da EJ”, conta a diretora de Qualidade da EJC, Carolina Maestro.

Segundo o presidente da EJC, Vitor Marques, as práticas de liderança foram trabalhadas pela Presidência e pela Diretoria de Recursos Humanos com todos os líderes da empresa. “Foram desenvolvidos seis práticas para auxiliar nossos líderes e a exposição delas concretizou nossa premiação”.

Atualmente, na EJC são desenvolvidos projetos e estudos de viabilidade econômica em diversas áreas do agronegócio. “Nossa atuação recente tem auxiliado no desenvolvimento de projetos relacionados à hidroponia, pastagens, piscicultura, horta orgânica entre outros”, conta o presidente.

Para Carolina Maestro, as práticas da EJC são diferenciadas. “Atuamos na capacitação dos membros no gerenciamento de pessoas e no fomento de competências de lideranças. Esse reconhecimento dá uma grande motivação pois certifica que nossas práticas estão dando resultado”.

Marques ressalta ainda a representatividade da EJC. “Tudo isso demonstra nossa representatividade dentro do movimento Empresa Junior, que tem o intuito de formar empreendedores capacitados para transformar o Brasil. E isso só será possível a partir da formação de líderes”, finaliza Vitor Marques

ESALQ Jr. Consultoria – Criada em 1991, a EJC é composta por 36 alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental, empenhados em proporcionar a difusão de tecnologia à comunidade por meio da execução de projetos. Atua nas áreas de produção vegetal, produção animal, viabilidade econômica, tecnologia em alimentos, adequação ambiental e revisões bibliográficas, sempre apoiada pelos professores orientadores.