ESALQ-LOG celebra 20 anos de dedicação às pesquisas em logística agroindustrial

(crédito: divulgação Esalqlog)

Com um sólido portfólio de estudos e pesquisas dedicadas ao setor logístico agroindustrial, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial – ESALQ-LOG comemora neste dia 28 de novembro, vinte anos de atividades de pesquisa e extensão, sendo reconhecido pela sociedade como um centro provedor de informações sobre transporte e armazenagem no ambiente do agronegócio.

Ao longo de sua atuação, o ESALQ-LOG liderou inúmeros estudos ligados à pesquisa em logística agroindustrial, resultando na produção de trabalhos no âmbito nacional e internacional. Em termos de extensão contínua, o ESALQ-LOG é responsável pela criação e atualização de bases de dados importantes para auxiliar tomadas de decisão e desenvolvimento de pesquisa aplicada, tais como o Sistema de Informações de Fretes (SIFRECA), Sistema de Informações de Armazenagem (SIARMA) e Sistema de Informações de Perdas de Pós-Colheita (SIPPOC). Além disso, o ESALQ-LOG é um grupo também reconhecido na temática de modelagem de otimização em sistemas agroindustriais, atuando no desenvolvimento e aplicação de modelos para auxiliar tomadas de decisão. A missão do grupo é realizar atividades de pesquisa e extensão em sistemas logísticos agroindustriais, gerando conhecimento de excelência, contribuindo para a formação de profissionais e colaborando para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira.

O ESALQ-LOG também é responsável pelo aperfeiçoamento técnico de muitos pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, que contribuíram para ampliar a produção acadêmica na área e desenvolver um importante repositório de artigos, trabalhos de iniciação científica, teses e dissertações, disponível de forma online no site do Grupo. Em seus vinte anos, mais de 400 egressos passaram pelo ESALQ-LOG. O Grupo tem em seu histórico o desenvolvimento de projetos de pesquisa com uma série de instituições, nacionais e internacionais, públicas e privadas, tais como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e United States Department of Agriculture (USDA).

Aliado à disseminação de conhecimento e a valorização pela história da logística, o Grupo ESALQ-LOG também está a frente de projetos como o Museu Logística “Luiz de Queiroz”, projetado e coordenado pelo ESALQ-LOG em parceria com a ESALQ/USP. O Museu conta com um acervo de itens envolvendo locomotiva, caminhões, empurrador hidroviário, trator, dentre outros.

O desafio do ESALQ-LOG para os para o futuro é manter o compromisso com os estudos a respeito da logística, contribuindo com o setor como tem acontecido nos últimos 20 anos.

O Grupo foi fundado pelo professor José Vicente Caixeta-Filho em 2003, embora o projeto SIFRECA, embrionário do ESALQ-LOG, tenha se iniciado em 1997. Atualmente, dividem a coordenação do ESALQ-LOG a profa. Catarina Barbosa Careta e Thiago Guilherme Péra.

“Ficamos felizes de atingir a marca de 20 anos de história, com muitas contribuições para a sociedade. O ESALQ-LOG tem sido responsável por reduzir assimetrias de informações na área de logística do segmento agroindustrial, contribuindo também com a formação de pesquisadores e profissionais na área, além do desenvolvimento aplicado de ferramentais para tomadas de decisão”, ressalta Péra.

Sobre o ESALQ-LOG – O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial - ESALQ-LOG, está institucionalmente ligado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP, e tem como principal objetivo desenvolver estudos e pesquisas aplicadas em logística que promovam a facilitação de negócios nacionais e internacionais, principalmente no segmento agroindustrial.

Dentre as atividades exercidas pelo Grupo ESALQ-LOG está a de organizar e estruturar bases de dados relacionadas ao transporte e armazenamento de produtos agrícolas, assim como o desenvolvimento e divulgação de ferramentas que auxiliem as tomadas de decisões de logística agroindustrial. O ESALQ-LOG também desenvolve modelos para auxiliar em decisões de natureza estratégica, tática e operacional. A elaboração de indicadores que relacionam dados como preço de frete, nível de ocupação, ociosidade e localização ótima de armazéns e agroindústrias fazem parte das pesquisas realizadas pelo grupo.

Em 2003, o ESALQ-LOG teve a condição de grupo de pesquisa reconhecida pelo órgão competente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste mesmo ano, aconteceu também o processo de chancela quanto à extensão universitária, via Serviço de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ. Assim, os estudos tomaram corpo e a equipe se ampliou, tendo em média 40 pesquisadores atuando simultaneamente, distribuídos em uma sede própria formada por um complexo de três prédios - contemplando administração, sala para pesquisadores, sala de coleta de dados e anfiteatro próprio, além do Museu de Logística.

Texto: Esalqlog 28/11/2023

Edição 505