Esalq participou do campeonato Rice Money Maker

No último dia 10 de junho foi realizado o Campeonato Rice Money Maker – Safra 2022/2023, em Tacuarembó, no Uruguai, fruto da iniciativa coordenada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidad Nacional de Entre Rios. Na ocasião ocorreu a entrega de resultados e premiação deste que é o maior campeonato de sustentabilidade de arroz irrigado das Américas.

O evento, que contou com produtores da Argentina, Uruguai, Paraguai e dos três maiores produtores de arroz do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins), teve como principal objetivo promover interação entre produtores e técnicos e compartilhar conhecimento e experiências vindos dos diferentes países participantes.

Giovana Ghisleni Ribas, docente do departamento de Produção Vegetal da Esalq e uma das coordenadoras do evento comentou que este acontecimento é realizado diante da necessidade de aumentar a produção de alimentos de forma vertical e sustentável e do importante papel da América Latina na produção de arroz. “O objetivo do Rice Money Maker é identificar e incentivar manejos sustentáveis no sistema produtivo, fornecendo evidências científicas que possam ajudar a América Latina a cumprir suas metas de produção agrícola por meio da intensificação dos atuais sistemas de produção de arroz irrigado e por meio da eficiência produtiva de cada lavoura, que é o grande diferencial do campeonato”.

A docente informou, ainda, que todas informações e resultados gerados no Campeonato foram apresentadas no evento e estão no E-book “O Segredo da Sustentabilidade na Lavoura de Arroz” (2ª edição). Acesse gratuitamente a publicação em www.esalq.usp.br/acom/docs/E_BOOK_RMM_2a_EDICAO_2022_23_versao_final.pdf

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (21/6/2023)

Edição 482