ESALQ REALIZARÁ CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO CCARBON

No próximo dia 17 de novembro ocorrerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a Cerimônia de Lançamento do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon), um dos quatro novos centros de estudos recentemente criados pelo Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP), que terá sede na Esalq.

O Centro que está sob coordenação de Carlos Eduardo Pelegrino Cerri, docente do Departamento de Ciência do Solo, foi criado em 07 de março de 2023, para gerar conhecimento, tecnologia, inovação, capacitação de recursos humanos e disseminação de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais em condições de conciliar a crescente demanda por alimentos, fibras e energia com sustentabilidade (ambiental, econômica e sociais).

O CCarbon é originário do Programa Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação (Cepid), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que, a partir de 28 de março de 2023, anunciou apoio financeiro ao então recém criado centro de pesquisa.

O Cepid financia projetos de pesquisa que abordam questões transformadoras do conhecimento atual e cujos resultados possam ter impactos positivos para a sociedade. Seus pesquisadores devem realizar pesquisas ousadas, de excelência internacional, em temas relevantes em sua área de atuação.

Nas ocasiões em que ocorreram a criação e posterior anúncio de apoio financeiro ao CCarbon, Cerri demonstrou satisfação por ter sido contemplado duplamente com esses dois importantes suportes para o pleno desenvolvimento do novo centro de estudos que, desde então, está sob sua coordenação. “Nós tivemos sorte de termos o vínculo com a Reitoria e ainda sermos agraciados com essa proposta Cepid/Fapesp, pois nossa visão é de sermos reconhecidos como um centro de classe mundial, líder em sistemas agrícolas tropicais de baixo carbono e qualificação de recursos humanos por meio de pesquisa, inovação e divulgação”.

A cerimônia de lançamento acontecerá na Sala da Congregação do Edifício Central da Esalq, às 10h30.

O Centro de Estudos

O principal objetivo do CCarbon é gerar conhecimento, tecnologia, inovação, capacitação de recursos humanos e disseminação de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais em condições de conciliar a crescente demanda por alimentos, fibras e energia com sustentabilidade (ambiental, econômica e sociais). Esse centro de pesquisa de classe mundial identificará os principais desafios e implementará soluções para aumentar a produção agroalimentar sustentável de Sistemas Agrícolas Tropicais reduzindo as emissões de GEE e aumentando o sequestro de carbono por meio de práticas de manejo climatéricas inteligentes. Os objetivos de pesquisa do CCarbon serão alcançados com base em uma abordagem inter e multidisciplinar que cobrirá coletivamente cinco áreas principais: solo, planta, animal, atmosfera e ferramentas digitais.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 14.11.2023

Edição 503