ESALQ REALIZARÁ RECEPÇÃO AOS INGRESSANTES

Acolhimento de ingressantes e familiares, almoço no restaurante universitário, apresentação de temas importantes para a vida acadêmica e entrega de kits aos novos alunos são atividades que integram a abertura da Semana de Recepção aos Ingressantes de 2024, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Os dirigentes do Campus Luiz de Queiroz estarão presentes para recepcionar esse público a partir das 09h30, no dia 24 de fevereiro, no Anfiteatro Urgel de Almeida Lima, conhecido como Jumbão.

Uma das atividades a ser desenvolvida durante a Recepção aos Ingressantes é a Campanha de Arrecadação de Alimentos e Materiais de Limpeza a serem doados à Casa do Hip Hop, que desenvolve atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas para crianças e jovens. Além disso, atendem cerca de 250 famílias carentes por meio de doações de Cesta Básica nos bairros do município de Piracicaba.

Os produtos doados também serão entregues na manhã de abertura da Semana de Recepção e a sugestão de itens que seguem, foram elaborados pela comissão encarregada da programação. Cabe ressaltar que a doação é voluntária, da qual o ingressante participará se tiver condições.

Itens para os cursos de Engenharia Florestal, Administração e Ciências Econômicas: dois frascos de detergente lava louça, um pacote de esponja de aço, um frasco limpador multiuso, um pacote de papel higiênico, duas unidades de sabonete, duas unidades de sabão em pedra, uma unidade de sabão em pó lava roupa, um frasco de desinfetante, um frasco de água sanitária.

Itens para os cursos de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Ciências dos Alimentos: um pacote de macarrão, um litro de óleo, um pacote de arroz, um pacote de feijão, um pacote de açúcar, um pacote de café, um pacote de farinha de trigo, pacote de farinha de mandioca, um pacote de fubá de milho, dois pacotes de molho de tomate pronto.

Programação Recepção Ingressantes 2024

24 de fevereiro (sábado)

- 09:30 às 10:00 – Boas vindas, entrega de donativos e distribuição do kit ingressante (Jumbão)

- 10:00 às 10:45 – Cerimônia de acolhimento aos ingressantes e familiares pelos dirigentes do Campus Luiz de Queiroz (Jumbão)

- 10:45 às 11:30 – Apresentação dos programas de permanência e opções de moradia (Jumbão)

- 11:30 às 13:30 – Almoço no Restaurante Universitário (R.U.) e apresentação com os Coletivos do Campus (confirmar presença no almoço via link https://forms.gle/2NXvGTnUoKC7CT8bA)

- 13:30 – 15:00 – Apresentações sobre ações de prevenção à febre maculosa, serviços de atendimento à saúde (Jumbão)

- 15:00 – Apresentação e caminhada com os Centros Acadêmicos para identificação de espaços de aulas

25 de fevereiro (domingo)

- 08:30 às 10:00 – Apresentação das coordenações de cursos (COCs) – como utilizar plataformas digitais da USP (Sistema Júpiter, E-disciplinas, carteirinha digital, acesso à rede etc) e dúvidas gerais sobre o curso e a vida no campus

Locais:

- Engenharia Agronômica: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia

- Engenharia Florestal: Sala 123 do Depto. de Engenharia de Biossistemas (LEB)

- Ciências Biológicas: Sala 311 do Depto. de Ciências Exatas (LCE)

- Gestão Ambiental: Sala 314 do Pavilhão de Engenharia

- Ciências dos Alimentos: Sala 315 do Depto. de Ciências Exatas (LCE)

- Administração: Bloco B Sala 211 anexo ao Cepea

- Ciências Econômicas: Bloco B Sala 311 anexo ao Cepea

-10:00 – Café/Intervalo

- 10:15 às 14:00

• Feira com apresentação de serviços e atividades essenciais do campus no Hall do Pavilhão de Engenharia
  • Vivência Cultural no Campus com apresentações musicais, tour turístico pelos principais pontos do Campus/Atividades culturais e atividades no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz

Diferente de anos anteriores, a programação de acolhimento se estenderá ao longo do primeiro semestre de 2024, com encontros que geralmente ocorrerão às quartas-feiras, das 18h00 às 19h00, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. Segue programação com tema, local e responsável:

Programação de Acolhimento (ao longo do semestre)

- Informações gerais sobre utilização e cadastro da Biblioteca, na Biblioteca Central (Equipe da Biblioteca);

- PAPFE: Programa de apoio a permanência estudantil e ações de permanência, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Divisão de Atendimento à Comunidade - DVATCOM/PUSP-LQ);

- CIP: Comissão de Inclusão e Pertencimento, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Pró Reitoria de Inclusão e Pertencimento - PRIP);

- O Trote, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (DVATCOM);

- Saúde Mental, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (DVATCOM);

- Seção de Práticas Esportivas no Ginásio do Campus Luiz de Queiroz (Seção Técnica de Práticas Esportivas – SCPRAES e Associação Atlética e Acadêmica - AAALQ);

- Depoimento com egressos sobre carreira profissional no curso escolhido, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Associação dos Ex-alunos da Esalq – ADEALQ);

- Feira de Extensão, no Hall do Jumbão (Grupo de Articulação sobre Extensão Universitária – GAEEC / Serviço de Cultura e Extensão Universitária – SVCEx) – grupos de articulação envolvidos com extensão);

- Feira de Coletivos, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Coletivos do Campus);

- Conheça Piracicaba, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cultura e Turismo – SEMACTUR / Prefeitura Municipal de Piracicaba);

- Oportunidades de Bolsas e Iniciação Científica, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (coordenador da Comissão de Pesquisa);

- Responsabilidade Ambiental, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Serviço Gestão Ambiental);

- Internacionalização, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Comissão das Relações Internacionais);

- Representação Estudantil na USP, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia (Centros Acadêmicos da Esalq).

Texto: Alicia Nascimento Aguiar  |  MTB 32531 | 07.02.2024

Edição 514