ESALQ REALIZOU CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO CCARBON

Prof. Cerri, coordenador do evento, faz sua apresentação ao público | Crédito: Gerhard Walle

Com a presença de autoridades acadêmicas, políticas, pesquisadores, empresários e convidados, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizou nesta sexta-feira, 17 de novembro, a cerimônia de lançamento do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon). A mesa de honra esteve composta pelos professores Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP; Marco Antonio Zago, presidente do Conselho Superior da Fapesp; Carlos Eduardo Pelegrino Cerri, coordenador do CCarbon; e Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, diretora da Esalq.

Após a abertura do evento houve uma apresentação do projeto criado em 7 de março de 2023, para gerar conhecimento, tecnologia, inovação, capacitação de recursos humanos e disseminação de soluções baseadas em carbono para sistemas agrícolas tropicais em condições de conciliar a crescente demanda por alimentos, fibras e energia com sustentabilidade (ambiental, econômica e sociais).

O CCarbon é originário do Programa Centros de Pesquisa, Difusão e Inovação (Cepid), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que, a partir de 28 de março de 2023, anunciou apoio financeiro ao então recém criado centro de pesquisa.

Nas ocasiões em que ocorreram a criação e posterior anúncio de apoio financeiro ao CCarbon, o coordenador do novo centro, Carlos Eduardo Pelegrino Cerri demonstrou satisfação por ter sido contemplado duplamente com esses dois importantes suportes para o pleno desenvolvimento do novo centro de estudos. “Fiz uma apresentação do CCarbon com muito carinho para mostrar a todos vocês. Afinal, acordo, respiro e sonho CCarbon. Minha satisfação é muito grande em vê-los aqui. Reafirmo que tivemos sorte de termos o vínculo com a Reitoria e ainda sermos agraciados com essa proposta Cepid/Fapesp, pois nossa visão é de sermos reconhecidos como um centro de classe mundial, líder em sistemas agrícolas tropicais de baixo carbono e qualificação de recursos humanos por meio de pesquisa, inovação e divulgação.

Thais Ferreira, diretora da Esalq, ressaltou o prazer em ouvir o coordenador do CCarbon e os envolvidos no novo centro. “O projeto já começou mas já está se renovando. Novos diretores se agregaram para colaborar com ações em Inovação, Prof. Pedro Henrique Santin Brancalion; em Disseminação, Prof. Luis Reynado Ferracciú Alleoni; e em Pesquisa, Prof. Maurício Roberto Cherubin. Vale destacar, também, o envolvimento das instituições parceiras. Todo esse entrosamento irá formar cidadãos que possam fazer escolhas conscientes com base nos resultados preliminares em nível de classe mundial que brevemente teremos com a realização da reforma de um prédio maior que abrigará o CCarbon”.

Marco Antonio Zago, presidente do Conselho Superior da Fapesp, ressaltou que o Cepid financia projetos de pesquisa que abordam questões transformadoras do conhecimento atual. “Os pesquisadores devem realizar pesquisas ousadas, de excelência internacional em temas relevantes à sua área de atuação. Os resultados obtidos por esses centros devem superar a visibilidade das próprias Unidades às quais estão vinculados”.

O reitor da USP, Carlotti comentou a criação dos centros na Universidade de São Paulo. “A Universidade tem uma estrutura administrativa que são unidades e departamentos. Com os desafios que temos hoje, essa estrutura pode ser um pouco lenta para nós respondermos alguns assuntos de modo efetivo, de modo rápido e de modo interdisciplinar. Então fizemos uma proposta e a Universidade aceitou a criação desses centros. Eles não competem com departamentos, não competem com as unidades, eles realizam suas atividades de forma independente”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 17.11.2023

Edição 504