ESALQ realizou o II Encontro sobre o Combate ao Mosquito Aedes aegypti

Rafael Piovezan, diretor do DAE, palestrando sobre as perspectivas no controle ao Aedes (Foto: Gerhard Waller)

Com o objetivo de fortalecer e motivar a comunidade interna do Campus, na continuidade do Programa de combate ao mosquito Aedes aegypti, aconteceu em 09 de novembro, o II Encontro sobre Combate ao Mosquito Aedes aegypti, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Devido ao problema crescente do mosquito Aedes aegypti, a ESALQ iniciou projetos temáticos anuais. O tema estabelecido para 2016 foi Programa de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, com foco em conceitos de ciência e de cidadania, gerando reflexões e iniciativas já existentes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O evento complementa a formação e dá continuidade ao processo de combate ao mosquito.

O palestrante Rafael Piovezan, diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), de Santa Barbara d’Oeste, falou sobre as perspectivas no controle do Aedes, que foi o tema de sua palestra. “O que nós temos é que reforçar e rever algumas ações, sejam elas na comunicação social ou mesmo na questão técnica de controle do Aedes, que melhore nossa eficácia e nossa eficiência nessa batalha”, disse Piovezan.

Com a continuidade do treinamento, Fernando Seixas, prefeito do Campus “Luiz de Queiroz”, destacou a importância de um novo alerta à comunidade, para que as pessoas sintam a necessidade de fazer o combate de forma efetiva. “Acredito que as ações que foram tomadas estão surtindo efeito. Nós percebemos que os casos não são tão acentuados como ano passado, e a intenção básica agora é que, com esse treinamento de hoje, as pessoas se reanimem para continuar ajudando a fazer com que o programa continue um sucesso e amplie sua área de atuação” destacou Seixas.

O diretor do DAE, de Santa Barbara d’Oeste, ainda destacou à importância da iniciativa da ESALQ  em trazer os funcionários a participarem de ações da Universidade, como a ação que é o combate  ao mosquito Aedes. “Realmente a ESALQ está de parabéns com esse trabalho, que é uma grande oportunidade às pessoas esclarecerem um pouco das informações e terem dimensão do quão grave são as doenças. A iniciativa é fundamental”, finalizou Rafael.

A educadora ambiental do Programa USP Recicla, Ana Maria de Meira, destaca as ações que ocorreram e que ocorrerão no Programa de Combate ao mosquito. “Entre o final de 2016 e início 2017, a intenção é um plano de ação no Campus, que contemple tanto uma comissão técnica de combate ao Aedes quanto à formação e a continuidade desse trabalho dos agentes multiplicadores na eliminação de criadouros e no desenvolvimento de ações educativas para o combate do Aedes”, disse Ana Maria.

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (09/11/2016)