Esalq recebe exposição itinerante sobre a Encíclica Laudato Si

De 20 a 24 de maio, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebe a exposição itinerante “Laudato Si’ – sobre o cuidado da Casa Comum”. A realização é do Movimento Católico Global pelo Clima e integra a programação da 6ª JURA - Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

A mostra está no saguão da Central de Aulas da Esalq, sendo composta por 24 painéis alusivos à Encíclica do papa Francisco. Em uma perspectiva sistêmica e integrada, a Encíclica estabelece uma relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, retomando o tema da economia e da política, que devem servir ao bem comum e crias as condições de uma plenitude humana possível.

A exposição aborda alguns pontos fundamentais da Encíclica e fornece ideias de como colocá-la em prática a nível pessoal, familiar, social e político, a partir da campanha #VivaLaudatoSi.

Em Piracicaba, a exposição é coordenada pelo Frei Marcelo Toyansk Guimarães, que na tarde desta segunda-feira participou de uma roda de conversa com a comunidade esalqueana para refletir sobre os parâmetros atrelados à Encíclica e como esses ensinamentos podem se relacionar com o ambiente acadêmico.

“Muitos são os desafios apontados a partir desse documento, entre eles a necessidade de olharmos para as urgências da sociedade, que hoje encontra-se sobreposta por uma ótica econômica que não preza pelos cuidados com o meio ambiente, por exemplo”, apontou o frei, que em Piracicaba coordena o Núcleo de Ecologia da Diocese local.

Na próxima sexta-feira, 24/5, data da comemoração dos 4 anos da publicação da Encíclica, ocorrerá na Esalq, as 19h, mais uma roda de conversa que refletirá sobre o documento. Após a estadia na Esalq, no próximo final de semana a exposição seguirá para a catedral de Santo Antonio.

Acesse aqui para ler a íntegra da Encíclia Laudato Si.