Esalq receberá a Caravana Embrapa FertBrasil

Piracicaba é a nova cidade polo do Estado de São Paulo que irá receber, no dia 11 de outubro de 2023, a Caravana Embrapa FertBrasil, iniciativa que já passou por 18 Estados e irá percorrer 48 regiões agrícolas brasileiras. O evento será realizado no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O objetivo é debater alternativas para a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. As inscrições gratuitas estão abertas, conforme detalhado abaixo.

Caravana – Pesquisadores e analistas da Embrapa estão percorrendo desde 2022 os polos produtivos agropecuários, levando informações e conhecimento a técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais sobre como promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

“Com a Caravana Embrapa FertBrasil disponibilizamos informações de qualidade a lideranças, técnicos, consultores e multiplicadores que atuam nas diferentes cadeias produtivas, para que o Brasil adote as melhores tecnologias e aplique as técnicas adequadas de uso de fertilizantes. Trata-se de uma medida importante para que o país tenha condições de enfrentar situações de crise, além de contribuir para a sustentabilidade.” explicou Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.

Segundo a presidente, a Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso deste tipo de insumo agropecuário no Brasil, já na safra 2022/23, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro.

O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo. Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Embrapa e da Rede FertBrasil. Conta com o patrocínio da Rede ILPF, Bayer Climate Field View, Bioma, Fertisystem, Arko, Polli Fertilizantes e apoio do Banco do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema OCB e Sinprifert.

Mais informações: https://www.embrapa.br/caravana-embrapa

Serviço:

Caravana Embrapa FertBrasil - Piracicaba
Local: Anfiteatro do Pavilhão da Engenharia da Esalq (Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba,SP)
Data: 11 de outubro (quarta-feira)
Horário: das 13h30 às 18h15

Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/piracicaba

Texto: DvComun/Esalq, com informações da Embrapa

Edição 496