Esalq receberá XII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais

Com o tema “Conciliando pessoas e paradigmas”, será realizado em julho de 2020 o XII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais.

O evento acontece em Piracicaba, no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e visa proporcionar um espaço de diálogo e de entendimento das pessoas e dos temas mais importantes sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Segundo a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, os SAFs são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos.

Os sistemas agroflorestais ou agroflorestas apresentam como principais vantagens, frente a agricultura convencional, a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes, o controle de ervas daninhas, entre outras coisas.

“Esperamos discutir os principais avanços científicos e o panorama dos SAFs no País”, conta Ciro Abbud Righi, professor do departamento de Ciências Florestais e um dos coordenadores do evento. “Almejamos poder abordar os mais diferentes aspectos destes importantes sistemas de uso da terra que apresentam potencial de melhoria em diversos campos – social, econômico e ecológico”, complementa.

O XII CBSAF é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais e realizado em conjunto pela Universidade de São Paulo no seu campus em Piracicaba. A realização deste evento conta com o apoio e participação da Embrapa, Cati, Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outros apoiadores.

A programação contará com palestras, mesas redondas, minicursos, exposição de trabalhos e visitas técnicas.

“Esperamos reunir em Piracicaba pesquisadores, estudantes, professores, produtores e técnicos de todo o País e do exterior das mais diferentes vertentes e que estejam dispostos a conciliarem-se no entendimento dos paradigmas destes sistemas produtivos”, finaliza Abbud Righi.

Outras informações no site https://sites.google.com/usp.br/xiicbsaf/home .