Esalq recebeu dirigentes da UFMS

Ruy Caldas, Marcelo Turine, Durval Dourado Neto, João Roberto Spotti Lopes e Camila Ítavo (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, no dia 4/4, a visita do reitor e da vice-reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na Esalq, Marcelo Augusto Santos Turine (reitor) e Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo (vice-reitora) foram recepcionados pelo diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, e pelo vice-diretor, professor João Roberto Spotti Lopes. O propósito do encontro foi prospectar ações inseridas no protocolo de intenções celebrado pela Esalq/USP, UFMS e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

“O protocolo assinado pelas instituições Esalq, UFMS e Fealq atende uma demanda importante da sociedade e permitirá receber recursos federais a serem alocados em projetos em parceria. Essa visita permite identificar oportunidades e prospectar projetos em áreas estratégicas”, apontou o diretor da Esalq.

A vice-reitora da UFMS reforça que o diálogo entre as instituições deverá promover ações em função da vocação para o agronegócio. “UFMS e Esalq devem alinhar ações estratégicas e trocas de experiências aproveitando nossa vocação para o agronegócio. Assim como a Esalq nós temos uma unidade Embrapii e isso pode resultar em bons projetos, contribuindo para o desenvolvimento das nossas instituições”.

Para o reitor da UFMS, a aproximação com a Esalq deverá resultar em um projeto a ser apresentado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A Esalq/USP tem uma longa história em ações de pesquisa e inovação e, junto com a UFMS, pretendemos construir um grande projeto, um acordo de cooperação unindo competências em áreas estratégicas como agricultura de precisão, pecuária de precisão, bioeconomia, agregando valor aos recursos disponíveis, envolvendo pesquisadores das duas instituições afim de formatarmos uma ação que deverá ser apresentada ao governo federal, via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

Na Esalq, os representantes da UFMS conheceram a unidade local da Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (Embrapii), credenciada para atuar com Biocontroladores e processos biotecnológicos no manejo sustentável de pragas agrícolas. Assistiram ainda apresentações dos docentes da Esalq, incluindo Thais Vieira, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, Lázaro Eustáquio Pereira Peres e Ricardo Ribeiro Rodrigues, ambos do departamento de Ciências Biológicas, Luiz Gustavo Nussio, do departamento de Zootecnia, Silvia Helena Galvão de Miranda e Humberto Spolador, ambos do departamento de Economia, Administração e Sociologia, José Baldin Pinheiro, do departamento de Genética, que também esteve representando a Fealq.

Texto: Caio Albuquerque (5/4/2022)

Edição 420