Esalq recebeu o Ministro do Desenvolvimento Agrário

Encontro ocorreu no Edifício Central da Esalq (crédito: Fabiano Pereira)

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, no último dia 20 de abril, o Ministro Paulo Teixeira, titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Na Esalq, Paulo Teixeira foi recepcionado pela diretora da Esalq, professora Thais Vieira, pelo vice-diretor, professor Marcos Milan e pelo professor João Roberto Spotti Lopes, do departamento de Entomologia e Acarologia e da Comissão de Relações Institucionais da Esalq.

A diretora da Esalq destacou durante o encontro a necessidade de um olhar atento à agricultura familiar e sinalizou a possibilidade de parceria com o Ministério. “Dialogamos sobre a demanda pelo desenvolvimento de tecnologias destinadas à agricultura familiar, além da necessidade de repensarmos esse modelo, talvez trazendo bases do conceito de cooperativismo. Assim, com a intenção de desenvolvermos esses temas em encontros futuros, colocamos a Esalq à disposição para parcerias com Ministério”.

Além do encontro com gestores da Esalq, Paulo Teixeira participou do encerramento da X Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Recebeu dos estudantes uma carta com pontos sobre o tema e falou dos programas desenvolvidos pela sua equipe.

“Precisamos comprar produtos provenientes da agricultura familiar e ao mesmo tempo promovermos a agroindústria. Sobre reforma agrária, precisamos mudar o modelo atual, estabelecendo agrovilas. Há que se considerar ainda que, no Brasil, as melhores experiências de superação da fome e da miséria, e de modernização do campo, são as cooperativas”, declarou o ministro.

Texto: Caio Albuquerque
Imagem: Fabiano Pereira