ESALQ recebeu visita de dirigentes de universidades canadenses

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu hoje, 30/11, uma comitiva de dirigentes de instituições de ensino superior do Canadá. O propósito da visita é atender professores e pesquisadores que estejam interessados em propor projetos em parceria.

Segundo o vice-diretor da ESALQ, professor Durval Dourado Neto, a gestão central da USP prioriza a internacionalização da universidade e visitas como essas integram um grande projeto que viabiliza contatos com universidades estrangeiras de excelência. “Ações como essa incentivam nossos professores a desenvolverem mais projetos de pesquisas de caráter internacional. A ESALQ é a quinta melhor classificada no mundo em ciências agrárias segundo o ranking US News, de maneira que é importante o estabelecimento de parcerias que promovam essa inserção internacional e o Canadá certamente faz parte dessa agenda”.

O grupo canadense chegou em Piracicaba ainda pela manhã e foram recepcionados pela professora e membro da Comissão de Atividades Internacionais da ESALQ, Clarice Borges Demétrio. “Esse grupo de diretores de universidades estão aqui à procura de interesses comuns para desenvolver projetos conjuntos em nível acadêmico. O primeiro contato trata-se de uma sondagem institucional, e durante todo o dia de hoje, eles conheceram nossos programas de pós-graduação”.

No período da tarde foram recepcionados pelo diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, na sequência assistiram uma apresentação institucional realizada pela professora Clarice Demétri e, ao longo do dia, conheceram linhas de pesquisas dos seguintes programas de pós-graduação: Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Bioenergia, Ciência Animal e Pastagens, Engenharia de Sistemas Agrícolas, Entomologia, Fitopatologia, Genética e Melhoramento de Plantas, Fitotecnia, Recursos Florestais e Solos e Nutrição de Plantas.

Para Clarence Haverson (Executive Director, Association of Canadian Faculties of Agriculture and Veterinary Medicine), os dirigentes visualizaram uma ampla oportunidade de colaboração acadêmica com a ESALQ. "Nos impressionou as linhas de pesquisa aqui desenvolvidas e as possibilidades de intercâmbio de estudantes e de realização de projetos de educação à distância", declarou.

Além de Clarence Haverson, a comitiva canadense esteve composta por: Stanford Blade (Dean, Faculty of Agricultural, Life & Environmental Sciences, Agriculture-Forestry Centre -  University of Alberta); Mary Buhr (Dean, College of Agriculture and Bioresources - University of Saskatchewan), Malcolm M. Campbell (Vice-President -Research - University of Guelph); David Gray (Dean, Faculty of Agriculture - Dalhousie Agricultural Campus); John P. Kastelic (Professor, Cattle Reproductive Health – Theriogenology , Head, Department of Production Animal Health - University of Calgary); Rickey Yada (Dean, Faculty of Land and Food Systems -University of British Columbia) e Richard J. Heck, P.Ag. Associate Professor (Soils and Landscape Processes) Guelph-Brazil Research Partnerships Coordinator / School of Environmental Sciences, Ontario Agricultural College  University of Guelph.

Texto: Caio Albuquerque (30/11/2015)