ESALQ recebeu visita do Senador italiano

(credito: Fabiano Pereira)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), recebeu na manhã da última sexta-feira, 13/5, a visita do Senador italiano Fausto Longo, que se reuniu com os idealizadores do ‘Vale do Piracicaba’. O objetivo da reunião foi congregar empreendimentos tecnológicos do agronegócio, pois mesmo Piracicaba possuindo uma rede de pesquisa e produção tecnológica desenvolvida para o setor de agronegócio, ainda faltam ações empreendedoras em conjunto.

O senador ficou impressionado com a dinâmica do projeto, e com a perspectiva das ações. “Ao tomarmos conhecimento dessa iniciativa, de se criar um parque tecnológico voltado para a área de agricultura, pesquisa e tecnologia, no vale do Piracicaba, fiquei encantado e me predispus a fazer a visita para parabenizar o diretor da escola e a iniciativa da ESALQ nesse sentido. E colocar o mandato do senador na Itália à disposição desse projeto, para tentar viabilizar parcerias com universidades italianas, com a Confindustria italiana, no sentido de se promover intercambio do ponto de vista e procedência da tecnologia”, afirmou o senador. O diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, falou sobre a importância da internacionalização do projeto. “A visita do Senador representa para nós o ingresso de uma força importante para o sucesso do ‘Vale do Piracicaba’. Ela é, talvez, a primeira grande adesão formal a esta proposta, de um grupo que já entendeu o mérito da nossa iniciativa, e começa a perceber o potencial de vinculação, neste caso da Itália com o Brasil se interessando por essa interlocução internacional”, concluiu o professor.

A visita representa a parceria que o projeto está tomando, onde a Itália procurará explorar, conjuntamente com a ESALQ, esse desenvolvimento local, fazendo com que a região se torne referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para agricultura. Na ESALQ, Fausto Longo também foi recepcionado pelo presidente do Conselho Deliberativo e pelo gerente da incubadora tecnológica da ESALQ – ESALQTec, Mateus Mondin e Sergio Barbosa, respectivamente. ONU – O Vale do Piracicaba, ou AgTech Valley, reúne empreendimentos tecnológicos que tem no agronegócio seu escopo de atuação. A proposta do AgTech Valley será anunciada na ONU, na próxima semana. “Nosso vice-diretor vai ao Fórum do Futuro, organização sediada em Brasília, exclusivamente para apresentar o projeto. É um momento muito importante de inovação para se equipar à maneira de produção de commodities”, disse. “E a positividade do discurso do senador nos traz ainda mais ânimo”, finalizou Nussio.

Saiba mais em http://www.valedopiracicaba.org/ .

Texto: Caio Nogueira, estagiário de jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque (16/05/2016)