Esalq reforça parceria com instituições francesas

Campus do L’Institut Agro - Montpellier (acervo Thais Vieira)

Durante o mês de junho, os professores João Roberto Spotti Lopes e Thais Vieira, respectivamente vice-diretor e presidente da Comissão de Graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), estiveram na França, em visita institucional ao L'institut national d'enseignement supérieur pour l'agriculture. A Esalq mantém colaboração as 3 escolas que compõem o instituto: l'Institut Agro Montpellier, l'Institut Agro Rennes-Angers e Dijon.

Thais Vieira lembrou tratar-se de uma instituição pública muito bem-conceituada que, em similaridade com a Esalq, oferece cursos de Engenharia Agronômica e Agroalimentar. “Temos programas de duplo diplomas com as escolas que formaram o Instituto e pudemos ampliar nosso conhecimento sobre a estrutura de ensino e mapear oportunidades de ampliar formas de colaboração. Além dos alunos em mobilidade, podemos prospectar parcerias no desenvolvimento de pesquisas”.

O vice-diretor da Esalq destacou a multiplicidade de áreas abarcadas pelas instituições. “As escolas estão localizadas em regiões geográficas diversas, o que lhes permite pesquisar as culturas agrícolas de forma múltipla. Os encontros foram produtivos para a prospecção de áreas em comum que possam ampliar nossa cooperação, bem como avaliarmos novas formas de financiamento das ações inseridas nesse convênio com a instituição francesa”.

Na França, os professores da Esalq foram recebidos por Alessia Lefébure, Diretora do Instituto Agro Rennes-Angers. Reuniram-se ainda com professores das áreas de ciência alimentar, ecologia vegetal e saúde, bem como com os gestores do departamento de relações internacionais. Tiveram também a oportunidade de participar da festa de despedida dos estudantes brasileiros e chilenos que completaram seu ano de mobilidade acadêmica.

Sobre ações de internacionalização na Esalq, acesse www.esalq.usp.br/svaint .

Texto: Caio Albuquerque (28/6/2022)

Edição 432