Esalq Sempre retrata o Edifício Central

(Crédito: Gerhard Waller)

O Esalq Sempre, projeto criado com o objetivo de organizar registros históricos da instituição, lança sua 4ª edição. Desta feita, o tema versa sobre o ‘Edifício Central’, traduzindo peculiaridades desta edificação sólida, tombada como símbolo da história da Agricultura regional e nacional.

Suas primeiras páginas destacam a Concepção, construção e projeto arquitetônico, revelando o Edifício Central como um dos símbolos mais icônicos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Revela, entre tantas outras características, que sua construção foi iniciada em 1904 e sua inauguração aconteceu em 14 de maio de 1907, junto com o projeto paisagístico do parque, transformando-se no conjunto arquitetônico do Campus USP Luiz de Queiroz.

Mais adiante, o Esalq Sempre retrata a Ampliação e reformas do Edifício Central, lembrando que em 1941, aconteceu o início das obras de ampliação do prédio, com a construção de uma cúpula, sendo concluída em 1945. No segundo andar, atualmente, encontram-se os gabinetes da Diretoria e da Vice-Diretoria. Nos demais andares, setores administrativos foram organizados com a saída dos ambientes acadêmicos que foram sendo incorporados aos departamentos, contando também, no andar térreo, com o Gabinete da Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz.

Numa outra parte, que fala sobre Incorporação ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o Esalq Sempre destaca que em 2006, o Edifício sede, em conjunto com o parque que o envolve, foram tombados pelo Condephaat, por estarem enquadrados na categoria de bem cultural, histórico, arquitetônico e ambiental como Patromônio Público Estadual. Hoje, denominado de Professor Phillipe Westin Cabral de Vasconcelos, o parque de estilo inglês foi idealizado pelo arquiteto e paisagista belga, Arsênio Puttemans, que atuou na Esalq até 1913. Ele contou com o auxílio de Luiz Teixeira Mendes, professor de Fruticultura e Silvicultura da Escola na época.

Já na parte final, que retrata Algumas preciosidades do Edifício Central, há uma mostra de algumas delas, como por exemplo, os Quadros de Formatura. A Esalq conservou a tradição de expor os quadros com fotos confeccionados pelos formandos no Edifício Central, local onde também aconteciam os glamorosos bailes de formatura. A partir do ano de 1973, por não comportar mais quadros no interior do prédio, as turmas passaram a produzir placas, em bronze, as quais se encontram na varanda térrea do edifício.

Essas e outras informações do Edifício Central podem ser conferidas em https://www.esalq.usp.br/sites/default/files/edificio-central.pdf

Estão programados conteúdos referentes aos patronos Luiz Vicente de Souza Queiroz, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Edificações, o Bonde, entre outros. No site o visitante pode ainda preencher um formulário sugerindo novos conteúdos e fazer demais considerações.

Acesse: https://www.esalq.usp.br/institucional/esalq-sempre

EXPEDIENTE
Esalq Sempre, edições nas versões impressa e digital (formato preferencial), quadrimestral, em português, publicada pela Esalq/USP, com organização do Escritório de Relações Institucionais, com apoio do Serviço de Produções Gráficas, da Divisão de Comunicação e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Instituição.

Edição 536