ESALQ será premiada como Destaque Ambiental

(crédito: Programa Ponte)

Na próxima sexta-feira, 3/6, data em comemora 115 anos de fundação, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) será premiada na cerimônia da 18ª edição do Prêmio Destaque Ambiental Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Piracicaba.

A láurea será entregue aos representantes do Programa Ponte, programa de extensão que, desde 2007, realiza intervenções educacionais de caráter interdisciplinar, vivencial, experimental e crítico em Escolas Estaduais de Piracicaba – SP. O Ponte atua com educação ambiental em projetos que procuram contribuir para o desenvolvimento de relações de ensino-aprendizagem na escola e na universidade que estimulem o pensamento crítico, a participação ativa, a curiosidade, a expressividade, a criatividade, o espírito questionador, a esperança, a solidariedade e o amor. Mais especificamente, a iniciativa premiada pelo COMDEMA será o projeto "Ensino médio, biocombustíveis e meio ambiente" financiado pela FINEP. Segundo os estudantes da ESALQ Filipe Rafael Salvetti Nunes e Roberta Sabbagh, que coordenam as atividades práticas, a premiação valoriza o trabalho do grupo. “Fazer a Ponte entre a universidade e as escolas estaduais do município, abordando a temática de meio ambiente em comunidades locais é muito gratificante para toda a equipe envolvida no projeto. Receber esse prêmio indica que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir em frente”.

O Ponte tem também a coordenação do professor Antonio Carlos Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo, que considera a premiação muito importante. “Levando-se em conta que nossa atuação se dá em escolas estaduais e o COMDEMA é um órgão municipal, então esse reconhecimento mostra-se idôneo, o que nos deixa muito gratificado”.

O Prêmio do COMDEMA tem o objetivo de destacar as principais iniciativas socioambientais de cidadãos, empresas privadas e organizações públicas, instituições de ensino e do terceiro setor que, por meio de projetos e desenvolvimento de atividades, contribuam para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município de Piracicaba.

Além da ESALQ, premiada na categoria Instituição de Ensino, serão reconhecidos Benedito Ferreira Alves (Projeto Meio Ambiente Minha Vida – categoria Cidadão), MDM Preservação Ambiental (Projeto Educação Ambiental e Ação Social, os pilares da sustentabilidade – categoria Empresa) e o Instituto Florestal (Projeto EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – categoria Organização Pública).

A cerimônia ocorrerá as 19h, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), localizada na rua do Rosário, 700, no Centro.

Texto: Caio Albuquerque (31/05/2016)