Esalq teve palestra sobre oportunidades e financiamentos da Fapesp

crédito: Gerhard Waller

O diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, esteve, no último dia 23, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

No Anfiteatro "Urgel de Almeida Lima”, proferiu a palestra “Oportunidades e financiamentos da Fapesp”. A apresentação contou com a presença de docentes, servidores técnicos e estudantes da graduação e pós-graduação. Em sua fala, abordou modalidades e critérios na concessão de bolsas e destacou pesquisas em temas estratégicos, formação de recursos humanos para Ciência e Tecnologia e casos de financiamento de equipamentos e infraestrutura para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. “Na Fapesp criamos oportunidades pensando nas necessidades da comunidade científica e de inovação do Estado de São Paulo”.

Luiz Eugênio Mello é graduado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1982), com mestrado (1985) e doutorado em biologia molecular (1988) pela mesma universidade e pós-doutorado em neurofisiologia na Universidade da Califórnia (UCLA) (1988-1991), nos Estados Unidos.

Livre-docente (1994) e professor titular de Fisiologia (1998), Luiz Eugênio Mello foi membro do Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências (CA-BF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2000-2003) e coordenador adjunto da Diretoria Científica da FAPESP (2003-2006).

É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) desde 2007 e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde de 2010, no mesmo ano em que foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Texto: Caio Albuquerque (23/6/2022)

Edição 432