Esporte esalqueano recebe auxílio da Pró-reitoria de Graduação da USP

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)

A tradição esportiva na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) é centenária tanto quanto à própria instituição. O envolvimento dos estudantes com diversas modalidades, a partir de ações da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ), ganha novo incentivo a partir da aprovação de um projeto aprovado em Edital da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da USP, inserido no programa Santander Universidades.

O projeto “Superação coletiva: o esporte na USP” tem a coordenação do diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio e foi contemplado com recursos de aproximadamente R$ 23,5 mil na categoria Competições Esportivas. Na prática, o recurso será destinado para a compra de uniformes. Entre camisas, regatas, coletes, calções e bermudas serão confeccionados mais de 600 peças que atenderão os atletas de basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, futebol, tênis, beisebol, softbol e rugby. “Esse projeto saiu no momento que mais estávamos precisando, e serve também como motivação para o todos os alunos que participam das atividades da atlética, porque podemos ver o apoio e a importância que a universidade está dando para o esporte”, comentou Federico José González Villasanti, presidente da AAALQ - Gestão 2015/2016.

Segundo o presidente da AAALQ, a aprovação do projeto reforça a responsabilidade dos atletas que representam a instituições em competições ao longo do ano. “Sabemos que com a aprovação do projeto temos a obrigação de apresentar resultados positivos e atrair cada vez mais alunos para o esporte, que é o principal objetivo atlética”.

Olimpíadas – A previsão é que os uniformes sejam entregues em maio, mas outro projeto aprovado pela PRG promete mobilizar os eventos esportivos no campus Luiz de Queiroz em 2016. O projeto “Olimpíada Esalqueana-ESALQ115 anos”, proposto pela Prefeitura do campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ) e coordenado pelo chefe da Seção de Práticas Esportivas, Silvio José Gerolamo, também foi contemplado com verba de R$ 25 mil aproximadamente. A iniciativa consiste na realização de uma competição esportiva, prevista para outubro, denominada Olimpíada Universitária, quando serão disputadas 4 modalidades coletivas olímpicas (futsal, handebol, basquetebol e voleibol), três modalidades não olímpicas (cabo de guerra, queimada e pic-bandeira) e duas modalidades individuais também olímpicas (atletismo e natação), para ambos os sexos. “A ideia da Olimpíada Esalquena é alusiva à realização histórica para o desporto brasileiro das “Olimpíadas RIO 2016” e ainda comemorativa aos 115 anos da ESALQ”, comenta Gerolamo. Também faz parte do projeto a realização no mesmo período, de torneios paralelos nas modalidades de rugby, futebol, atletismo e natação, entre equipes convidadas, de outros campi da USP.

Texto: Caio Albuquerque (07/04/2016)