A premiação é promovida pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA) para jovens dos vários países e regiões membros da entidade. O objetivo do prêmio é selecionar pessoas e projetos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria florestal mundial sob a ótica de pesquisa e desenvolvimento, inovação e melhorias de processos que beneficiem a indústria de base florestal e sua cadeia produtiva.
O Prêmio Blue Sky Award tem como tema “Construindo uma Economia de Baixo Carbono com Florestas e Produtos Florestais Positivos para o Clima”.
A premiação está dividida em duas etapas:
Etapa regional
(São Paulo, Brasil) conduzida pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Nesta etapa, uma banca composta por 5 professores ou professoras de diferentes universidades fará a avaliação dos projetos. Em breve a banca será anunciada.
A premiação da etapa internacional é de R$ 8.000,00 à pessoa com o projeto vencedor. O orientador ou a orientadora do projeto também receberá premiação no valor de R$ 5.000,00. As inscrições para a etapa regional se encerram em 31 de maio de 2022.
Etapa internacional
Após seleção dos vencedores (as) das etapas regionais, os autores (as) dos três melhores projetos terão a oportunidade de apresentar seu projeto aos presidentes de empresas mundiais do setor florestal, em país a ser definido no fim de 2022. A passagem e a hospedagem serão concedidas pelo ICPFA.
Mais informações sobre elegibilidade, temas e áreas de interesse e como submeter um projeto estão disponíveis no edital publicado no site da Ibá.