Estudantes do ensino médio conheceram carreiras da ESALQ

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Mais de 450 estudantes do ensino médio visitaram a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) na manhã do último sábado, 04 de junho, durante a 12ª edição do evento USP e as Profissões. Na ocasião, conheceram a universidade e os cursos de graduação oferecidos pela ESALQ: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. A organização do evento foi da Comissão (CCEX) e Serviço (SVCex) de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ.

Presente durante a abertura da feira, o diretor da instituição, Luiz Gustavo Nussio, salientou o fator estratégico do USP e as Profissões. “Aproximadamente 1/3 dos nossos alunos são de Piracicaba e região e isso é fruto de um trabalho permanente de eventos como esse, que já estão na 12ª edição. Esse é um momento no qual integramos nossas competências afim de mostrarmos nosso sistema de ensino a estes jovens ávidos e informações sobre carreiras”.

O presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ, Pedro Valentin Marques, comemorou o grande público presente. “Esse é o momento de mostrarmos nossos cursos bem como todos os aspectos da vida universitária, de maneira que estamos bem satisfeitos por atender esses jovens de Piracicaba e região”.

Rafaela Tulino, 16 anos, uma das visitantes da Feira, cursa o 3º. ano do ensino público e veio de Americana para conhecer um pouco mais o curso de Ciências Biológicas da ESALQ. “Tenho interesse em cursar Biologia, sempre tive muita identificação com animais e com a natureza em geral e saber que tenho essa opção aqui na ESALQ torna meu sonho mais acessível”.

Segundo o presidente da Comissão de Graduação, professor Luiz Eduardo Aranha Camargo, trata-se de importante oportunidade para que os jovens conheçam a estrutura além das salas de aula. “Normalmente esses estudantes conhecem a universidade de uma forma burocrática, apenas através das informações e do formulário da Fuvest. Então essa é uma oportunidade para que conheçam nossos professores, nossos alunos e a estrutura além das salas de aula, nossos programas de esporte, nossas atividades de pesquisa e extensão, por exemplo”.

Laiane Falqui é aluna da escola Pedro Moraes Cavalcanti, de Piracicaba, e já conhecia a ESALQ pois participou do programa Profissões na ESALQ e confessa que eventos com este contribuem com a escolha profissional. “Eu fiquei sabendo do evento pelas redes sociais e me inscrevi pois tenho interesse na área de Humanas e aqui na ESALQ tem Administração, que me atrai”.

Já Rafael Sampaio é aluno de um colégio particular em Piracicaba e veio até a ESALQ conhecer os cursos da área de Exatas. “Uma prima minha é formada na ESALQ e tenho outros familiares que estudaram em outros campi da USP. Conhecer a estrutura dos cursos ajuda na decisão pela carreira”.

O diretor da ESALQ lembrou, ainda, os valores presentes na formação do profissional formado na instituição. “Nossa preocupação é entregar à sociedade profissionais capacitados para resolverem demandas urgentes e, ao mesmo tempo, figuras humanas exemplares. Por isso nosso time está aqui hoje, num esforço conjunto de estudantes, professores e funcionários técnicos e administrativos, que se empenham diariamente para que isso seja possível”.

A ESALQ oferece 430 vagas pelo vestibular da Fuvest e desde 2015 passou a oferecer vagas também pelo sistema Sisu.