Grupos acadêmicos participam de formação sobre ODS

Divulgação

Em 5 de novembro de 2019, cerca de 70 estudantes da Esalq, integrantes de grupos acadêmicos do campus, participaram de um encontro sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS. A atividade foi organizada pelo Grupo de Articulação dos Envolvidos com a Extensão da Esalq, do Serviço de Cultura e Extensão, com apoio da Comissão de Recepção de Ingressantes de 2020 e Plano Diretor Socioambiental do campus.

O encontro buscou demonstrar a importância do engajamento dos estudantes e como as ações cotidianas desenvolvidas pelos grupos e pessoas podem contribuir para o enfrentamento dos diversos problemas socioambientais, que passam pela erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, saúde e bem estar, consumo e produção responsáveis, a promoção da paz, a igualdade de gênero, o combate a fome, a distribuição igualitária dos recursos, a conservação dos recursos naturais e tantos outros desafios globais e indispensável para o desenvolvimento sustentável.

A atividade contou com o apoio de Jovens facilitadores da equipe da ONG Engajamundo. que atua na formação socioambiental e empoderamento de jovens e estimulam a participação dos mesmos na transformação e melhoria de seus territórios. Foram desenvolvidos trabalhos em grupos, quando cada grupo realizou a análise e aprofundamento de pelo menos duas ODS, suas métricas e o que temos feito como universidade e como cidadãos para desenvolvê-las.

O propósito da ação foi capacitar os estudantes que estão se preparando para realizar as vivências na Semana de Recepção dos Ingressantes de 2020, que ocorrerá entre os dias 17 a 21 de fevereiro e que terá como um dos temas centrais a agenda de compromissos socioambientais ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.