Homenagem ao professor Paulo Yoshio Kageyama

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)

Faleceu na manhã da última terça-feira, 17/05, o professor Paulo Yoshio Kageyama, do Departamento de Ciências Florestais, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Paulo Kageyama será velado nesta quarta-feira, 18/05, das 8h às 15h, na sala A do cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP). Kageyama nasceu em 3 de dezembro de 1945, em Santo Anastácio (SP).

O docente era graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1969) e ingressou para lecionar na ESALQ em 1977. Era mestre pela Universidade de São Paulo (1977), doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980) e Pós Doutor pela North Carolina State University (1991). Foi Diretor de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal (2003-2007). Era professor titular da Universidade de São Paulo; Representante Titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio. Também figurava, desde 1988, como membro do grupo de Experts da FAO/Roma - para Conservação Genética. Tinha experiência na área de Genética e Conservação, com ênfase em Genética de Espécies Arbóreas, atuando principalmente com Conservação de Ecossistemas Tropicais, Restauração de Áreas Degradadas, Sementes Florestais, Variabilidade e Estrutura Genética, assim como Agrobiodiversidade e Agricultura Familiar.

Trajetória – Em 2012, Paulo Kageyama foi entrevistado pelo jornalista Ricardo Alexino, para o programa Trajetória, da TV USP. Na oportunidade, falou sobre suas pesquisas na área de biodiversidade, projetos junto a assentamentos, sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente, entre outros temas. A entrevista está dividida em dois blocos. (Bloco 1 e Bloco 2). Em 2014, Kageyama participou do programa Diálogos Sustentáveis, da TV USP Piracicaba. Em pauta, o Ano Internacional da Agricultura Familiar, promovido pela ONU. A mediação foi do jornalista Fabiano Pereira. Em 2015, também pela TV USP Piracicaba, falou sobre agricultura familiar no programa Especiais TV USP.

Texto: Caio Albuquerque (17/05/2016)

Boletim 122