IPUSP oferece aos discentes da USP grupo online para lidar com dificuldades psicológicas ligadas a permanência

O GRAPUSP (Grupo Reflexivo de Apoio à Permanência na Universidade de São Paulo) trabalha, desde maio de 2019, com a temática dos vínculos no espaço universitário. Os encontros de uma hora e meia são semanais, conduzidos por psicólogos e estudantes de Psicologia. O grupo é um espaço aberto e gratuito para os estudantes de todos os cursos, da graduação e da pós graduação da USP mediante inscrição prévia e segue operando online durante a pandemia covid-19 .

GRAPUSP é indicado para as pessoas que queiram entender e encontrar possibilidades psicológicas e afetivas de estar na USP. Ele surge como proposta de um espaço que cultive relações saudáveis, permita a fala e troca de experiências, para que também seja possível encontrar vivências comuns, fortalecer o sentido de uma comunidade dentro da USP, que pode parecer um lugar hostil em muitos momentos.

Entretanto, é importante marcar que a participação no GRAPUSP não se confunde com uma psicoterapia, apesar de muitos participantes terem relatado melhoras expressivas em sua condição de bem estar e saúde mental durante o processo. Trata-se de uma proposta socioeducativa, com conversas de fala livre ou mediadas por fotos, para que se possa experimentar outras formas de estar junto e pensar sobre a experiência na universidade.

A permanência na Universidade vem sendo um tema cada vez mais importante, potencializado pela ampliação das cotas e outras questões. No atual contexto de pandemia, a problemática da permanência se transfigurou, mas não deixou de existir e se impor. De fato, nas atividades em andamento, a relação com a universidade online tem sido uma das temáticas mais trabalhadas.

O grupo entende que a qualidade dos vínculos tem um papel muito importante na permanência universitária, sendo determinante do bem estar e da saúde mental dos estudantes. O ambiente acadêmico é atravessado, muitas vezes, por formas de competição e de exercício da hierarquia que oprimem e separam, desfazendo e impossibilitando laços pessoais. Além das condições financeiras, materiais, de moradia e estudo, pertencer, sentir-se pertencendo e as formas como isso se dá, são fundamentais para a sustentação da vida universitária.

O trabalho do GRAPUSP continua sendo realizado nesse momento de quarentena, por entender que é um suporte importante às pessoas com dificuldades de se manter em seus cursos, por quaisquer motivos. Dada a situação de isolamento que nos é imposta, os encontros estão acontecendo virtualmente. Dessa forma, o GRAPUSP se organiza atualmente em dois grupos: o grupo de sexta-feira, das 13h às 14h30, com retorno presencial no IPUSP previsto para quando for possível, e o grupo de segunda-feira, das 17h30 às 19h, que se manterá de maneira remota como estratégia de viabilizar a participação dos estudantes que não podem ou que têm dificuldade de comparecer presencialmente.

Solicite sua inscrição preenchendo o formulário de acesso em: https://forms.gle/iEUocMaq8aefXNVG8 ou pelo e-mail: grapusp@usp.br

Edição 333