Ital oferece bolsa de pós-doutorado em aproveitamento de subprodutos da indústria de frutas e hortaliças

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, oferece bolsa de pós-doutorado em Aproveitamento de Subprodutos da Indústria de Frutas e Hortaliças destinada a candidatos que tenham concluído o doutorado há menos de sete anos em áreas relacionadas.

As inscrições se encerram em 20 de abril e o selecionado atuará no Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) da instituição, em Campinas (SP). O bolsista se dedicará à produção de ingredientes e/ou produtos funcionais a partir de subprodutos do processamento de frutas e hortaliças, com ênfase na avaliação de processos, características físico-químicas e tecnológicas, retenção de nutrientes e estabilidade.

Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), através do Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, a bolsa tem duração de 12 meses com valor mensal de R$ 7.373,10, isento de imposto de renda, e uma reserva técnica equivalente a 15% do valor anual para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Exigências
Serão considerados candidatos graduados em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Ciência de Alimentos ou áreas afins e doutorado em Engenharia, Tecnologia ou Ciência de Alimentos ou áreas afins. Também são requisitos comprovação de experiência em uso de ferramentas estatísticas para processamento e análises de dados e produção científica em periódicos indexados, além de conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação e habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar.

Deverá ser comprovada ainda experiência em pesquisas em áreas como secagem, tecnologia de frutas e hortaliças, propriedades de equilíbrio e propriedades tecnológica, assim como em difusão e transferência de conhecimento técnico-científico e coorientação de estudantes de graduação, mestrado e/ou doutorado.

Outros critérios serão considerados diferenciais, conforme descrito no edital disponibilizado no site institucional, onde também constam documentos necessários para inscrição e forma de submissão.

Edição 316