Lançamento do Livro "Parceria Brasil-China em Agricultura e Segurança Alimentar"

Lançamento do Livro "Parceria Brasil-China em Agricultura  e Segurança Alimentar" seguido de debate

Obra foi redigida por pesquisadores brasileiros e chineses (crédito: Caio Albuquerque)

Na manhã de 3 de junho de 2020, data na qual a Esalq completa 119 anos de fundação, foi  lançado o livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security.

A publicação é fruto da gestão de Marcos Jank como titular da cátedra Luiz de Queiroz no ciclo 2019-20. Além do próprio Jank, a publicação tem como editores Pei Guo, diretor do Institute for Agricultural e-Commerce Studies, do College Of Economics and Management,  da China Agricultural University (CAU) e Silvia Helena Galvão de Miranda, professora do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP e vice-coordenadora do Cepea.

Redigido em inglês, o livro tem 12 capítulos, 428 páginas e traz um panorama completo sobre as relações Brasil-China no agronegócio, cobrindo a história recente do setor agroalimentar nos dois países, as experiências de maior sucesso e análises detalhadas sobre temas-chave da relação bilateral no agro como comércio, infraestrutura, investimentos, inovação, bioenergia, sustentabilidade e outros.

A apresentação da obra é feita pelos Reitores e Diretores das instituições parceiras (Universidade de São Paulo, China Agricultural University, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e College of Economics and Management), tem prefácios de Roberto Rodrigues (Professor do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, Primeiro titular da cadeira Luiz de Queiroz, Ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil) e Shenggen Fan (Chair Professor, China Agricultural University (CAU) Former Director General, International Food Policy Research Institute -IFPRI), apresentação de autores, sumário dos editores e posfácio de Marcos Jank. (ouça podcast Estação Esalq gravado com Marcos Jank).

O livro pode ser acessado gratuitamente em https://www.esalq.usp.br/biblioteca/pdf/Livro-China-Brazil-Digital.pdf

Assim que as atividades na USP se normalizarem, pode-se solicitar um exemplar gratuito à Biblioteca da Esalq/USP, mediante pagamento da despesa postal ou retirado diretamente pelo interessado nesse local.

Informações: publicacao.esalq@usp.br

Texto: Caio Albuquerque (03/06/2020)

Edição 326