Lançamento do livro "Pragas introduzidas no Brasil: insetos e ácaros"

Tema relevante para o agronegócio no Brasil, as ameaças fitossanitárias são discutidas neste livro que aborda a quarentena, o trânsito de vegetais, a análise dos custos das introduções, os danos e o controle de insetos e ácaros introduzidos no Brasil desde o início do século XX. O número de pragas introduzidas aumentou muito nos últimos anos no Brasil e a mais recente, Helicoverpa armigera, causou enormes prejuízos.

O livro trata, ainda, do monitoramento das pragas quarentenárias, não presentes no Brasil, monitoramento este que contribui para evitar o risco de sua introdução no país. O Brasil tem a oportunidade de ampliar a produção de alimentos, fibras e madeiras para todo o mundo, mas terá que preservar a condição fitossanitária do território nacional.

A obra, com 55 capítulos e 127 autores, é uma valiosa contribuição para todos os interessados em defesa fitossanitária.

Autores: Roberto Antonio Zucchi (docente titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ) e Evaldo Ferreira Vilela (docente titular voluntário da Universidade Federal de Viçosa e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais - Fapemig)

Data: 13 de agosto de 2015
Horário: 15h00
Local: Anfiteatro do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA)

Boletim 85