Livro aborda a relação das ferrovias com o agronegócio

Vitor Pires Vencovsky (divulgação)

Ferrovias do Agronegócio, escrito por Vitor Pires Vencovsky, será lançado no dia 02/07 como parte das comemorações do centenário da Estação da Paulista, prédio histórico localizado na cidade de Piracicaba. O livro faz uma análise do sistema ferroviário brasileiro no atual período, que teve início em 1996 a partir do processo de privatização das empresas ferroviárias estatais.

A publicação apresenta as grandes transformações verificadas nas ferrovias do país com a mudança de um sistema ferroviário estatal para um sistema privado e regulado pelo Estado, assim como as principais motivações que definiram a readequação da malha antiga existente e a construção da malha nova. Também faz um levantamento dos principais agentes públicos e privados que, a partir de determinados interesses, passaram a definir os discursos, os planos ferroviários, os investimentos, as cargas ferroviárias e as regiões atendidas pelas ferrovias.

A obra é uma atualização da tese de doutorado “Ferrovia e logística do agronegócio globalizado: avaliação das políticas públicas e privadas do sistema ferroviário brasileiro” defendida pelo autor em 2011 no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp.

Após 10 anos da finalização da tese, foi possível verificar que grande parte das conclusões apresentadas ainda permaneciam válidas. Isso motivou a atualização dos dados e informações e a republicação da pesquisa em formato de livro.

A publicação apresenta uma série de informações para subsidiar as políticas públicas relacionadas à logística e infraestruturas de transportes e ampliar os debates para a construção de um sistema ferroviário brasileiro mais abrangente, integrado, inclusivo e justo socialmente.

Com grande experiência na área logística, incluindo sua atuação como professor e pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial - ESALQ-LOG, o autor desempenhou papel fundamental no planejamento do Museu de Logística “Luiz de Queiroz”, localizado no campus da Esalq/USP, reunindo peças históricas da logística brasileira.

Lançamento - dia 02/07/2022, sábado, às 16 horas, em Piracicaba, SP, abrindo o mês comemorativo do Centenário da Estação da Paulista.

Local - Estação da Paulista - Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580 - Paulista - Piracicaba - SP

Apoio - Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Academia Piracicabana de Letras e Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Secretaria Municipal da Ação Cultura

Mais informações: http://ferroviaesociedade.com.br

Edição 432