Livro Agro é Paz foi lançado na Esalq

(Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/DvComun)

O mundo espera que o Brasil assuma um papel cada vez mais proeminente na missão mais extraordinária que a humanidade tem de enfrentar do século 21 em diante: compatibilizar a oferta de alimentos seguros a toda a população do planeta com a preservação dos recursos naturais.

Esse é o tema do livro “Agro é Paz: análises e propostas para o Brasil alimentar o mundo”, organizado pelo engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, foi lançado em 17 de janeiro de 2019, na Esalq/USP.

A publicação é fruto do trabalho da Cátedra Luiz de Queiroz – Ciclo 2017/2018 e aponta caminhos de estratégia ampla a partir da visão de grandes especialistas brasileiros. Para destacar seu lançamento, o primeiro titular da Cátedra, Roberto Rodrigues fez a entrega do primeiro exemplar da obra para o Reitor da USP, prof. Vahan Agopyan, durante o Ato II da Cerimônia de Posse do diretor e vice-diretor da Esalq.

Estruturado em 14 capítulos temáticos, a obra soma 412 páginas e traz artigos originais que contemplam macroeconomia, política agrícola, indústrias do agronegócio, defesa agropecuária, tecnologia e inovação no agro, competitividade internacional do agronegócio brasileiro, logística, segurança jurídica, sustentabilidade de sistemas de produção agrícola, gestão do agronegócio, agroenergia, cooperativismo e comunicação. Os artigos são assinados por um grupo de especialistas competentes que se reuniram sob a bandeira da Cátedra Luiz de Queiroz com o a proposta de compor o que Rodrigues denomina Plano de Estado para que o País assuma o protagonismo no cenário internacional, contribuindo para a paz universal.

O projeto tem apoio da Fiesp, CNA, OCB, UNICA e Banco Santander. Após a cerimônia, o primeiro titular da Cátedra, Roberto Rodrigues, esteve junto aos autores do livro “Agro é paz: análises para o Brasil alimentar o futuro” na Central de Aulas da Esalq, para entrega de exemplares.

O livro é gratuito e, após o lançamento, os interessados deverão retirar o exemplar, de segunda a sexta-feira, no Escritório de Relações Institucionais (Edifício Central, térreo, nº 26), das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. Para aqueles que não puderem retirar o livro na Esalq, poderão solicitá-lo via e-mail (rp.esalq@usp.br), digitando nome completo, entidade/instituição, endereço completo, indicando no assunto: Livro Agro é Paz. Caso seja necessário encaminhar o exemplar para o solicitante, será feito mediante remessa a pagar (o interessado arcará com o custeio do envio).

Sobre a Cátedra

A Cátedra Luiz de Queiroz é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades que promovam reflexões interdisciplinares, em nível regional, nacional e internacional, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade. Em 10 outubro de 2017, durante a Cerimônia de Abertura do Fórum ESALQSHOW, aconteceu a instalação da Cátedra, aprovada pela Congregação em 14 de setembro de 2017.

Seu primeiro titular foi a ex-ministro Roberto Rodrigues. Por indicação do Conselho de Governança e aprovação da Congregação da Esalq, em 12 de dezembro de 2018, assumirá esse posto o engenheiro agrônomo Marcos Sawaya Jank. Neste Ciclo de 2019, o segundo titular desenvolverá temática voltada para projetos e propostas de políticas e ações públicas e privadas que ampliem a inserção internacional competitiva e sustentável dos Sistemas Agropecuários Integrados brasileiros no mundo.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar e Caio Albuquerque (23/01/2019)

Boletim 257