Livro apresenta atividades didáticas inéditas para a educação básica

Taitiâny Kárita Bonzanini, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq (crédito: Comunicação Fealq)

Resultado de um amplo trabalho de pesquisa, o livro "Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias" apresenta práticas inéditas e outras já conhecidas que foram adaptadas e testadas em um contexto real de ensino, sendo voltado a professores e estudantes da educação básica.

Com versão digital disponível para download gratuito, a obra foi editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e organizada pela professora Taitiâny Kárita Bonzanini, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, com a participação de alunos de licenciatura da Universidade e uma mestranda.

Segundo Taitiâny, a necessidade de materiais que proporcionem um ensino mais dinâmico e contextualizado foi a principal motivação para a elaboração da obra. “Entendemos que as produções acadêmicas precisam ser divulgadas e utilizadas pela sociedade, principalmente quando têm relação direta com a melhoria da qualidade educacional. Assim, o livro foi organizado para que as atividades didáticas possam ser compartilhadas e constituam um material para orientar práticas educativas”, afirmou.

Um dos diferenciais da obra, segundo a professora, está em trazer propostas em consonância com o novo documento da Base Nacional Comum Curricular, que prioriza o trabalho por áreas de conhecimento. “A Biologia, a Química e a Física, por exemplo, são componentes curriculares que podem ser abordados pelas atividades apresentadas no livro”, disse.

A obra foi viabilizada com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, por meio de projeto financiado em parceria com o Santander em 2020. Estudantes que participavam como bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) foram envolvidos na produção e aplicação de atividades didáticas junto a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antonio de Mello Cotrim, localizada no bairro Paulicéia, em Piracicaba (SP).

Entre as iniciativas criadas pelos licenciados da Esalq/USP, com base nas demandas levantadas, estiveram um jogo para identificar possíveis criadouros para escorpiões, uma dinâmica sobre sexualidade, debates sobre desastres ambientais e orientações para implantação de um jardim pedagógico no ambiente escolar. “Buscamos apresentar atividades que instiguem estudantes a pensarem, a encontrar respostas, propor ideias e hipóteses para o desenvolvimento do conteúdo”, acrescentou.

Taitiâny ressalta que houve a preocupação de contemplar a educação inclusiva em todo processo. Além de ser escrito em linguagem simples e acessível, o livro reúne sugestões de materiais de baixo custo, permitindo que as práticas sejam aplicadas em diferentes realidades. A obra também conta com ilustrações assinadas pela ex-aluna e professora Thamires de Oliveira Brito, falecida no último dia 23 de outubro. “Nossa gratidão a essa pessoa inspiradora e talentosa.”

BAIXE O LIVRO

O livro está disponível na íntegra no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Para baixar, clique aqui. Outras informações pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Os 200 exemplares físicos serão distribuídos gratuitamente para escolas públicas de Piracicaba e cidades próximas.

Confira no vídeo abaixo as principais contribuições do livro "Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias".

Vamos investigar Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Edição 401