"A matemática no Divã" é o novo programa veiculado pela TV USP Piracicaba

Matemática no Divã - Yuriko Yamamoto Baldin

Um programa feito para escutar as vozes das mulheres que se dedicam ao estudo das ciências matemáticas. Esse é o objetivo do videocast "A matemática no divã", que nasceu a partir de um programa produzido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Rádio UFSCar. No formato de entrevista, a iniciativa promove bate-papos com uma pesquisadora a cada mês e também está disponível como podcast nos sites da Rádio UFSCar e no Spotify. Neste episódio, a professora Yuriko Yamamoto Baldin explica as diferenças entre a linguagem matemática e a linguagem que usamos no dia em dia. Para ela, o desafio de ensinar e aprender matemática é também um problema de comunicação. Professora sênior na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Yuriko diz que a matemática é um patrimônio cultural compartilhado por toda a humanidade.

A partir de uma proposta da TV USP Piracicaba, o programa ganha, a partir desta edição, uma versão em vídeo, veiculada no Canal Universitário de Piracicaba/TV USP.

O programa também está disponível no Canal da TV USP Piracicaba no YouTube, e passa a ser ofertado  para outras televisões universitárias parceiras através da Rede de Intercâmbio de TVs Universitárias - RITU/ABTU.

#matemática #matematica #tvusp #esalq #usp #icmc #ufscar

Edição 494