Ranking americano aponta USP em 5.º lugar em Ciências Agrárias

Universidades foram avaliadas com base em sua reputação e pesquisa no campo (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)
No último mês de outubro, cerca de 50 instituições de nível superior estrangeiras avaliadas por ranking produzido pela editora U.S. News and World Report, que classifica as melhores faculdades do mundo em Ciências Agrárias, sinalizou importante classificação à Universidade de São Paulo (USP). No levantamento, a USP despontou em 5º lugar na referida ciência. De acordo com o ranking, as atividades consideradas nesta área incluem horticultura, ciências dos alimentos e nutrição, produtos lácteos e agronomia.
Fundada em 1933 como jornal semanal, a U.S. News and World Report, com sede nos Estados Unidos, também produz o Best Global Universities, que classifica as 500 melhores universidades do mundo. Neste ranking geral das universidades, que considera 10 indicadores que medem o desempenho da pesquisa acadêmica e suas reputações globais e regionais, a USP obteve a 77ª posição entre as melhores instituições de nível superior do mundo e a primeira na América Latina.
Pela vocação que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) apresenta na área de Ciências Agrárias, José Vicente Caixeta Filho, diretor da instituição, acredita que o posicionamento em 5º lugar deve-se muito às contribuições que a Escola vem realizando ao longo de seus 113 anos. “Inicialmente, podemos considerar indicadores importantes que levaram a USP/ESALQ a atingir esse patamar. Por exemplo, a avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação, as estrelas obtidas pelos cursos de graduação pelo Guia do Estudante, a grande maioria deles muito bem avaliada e estrelada e, a própria agricultura que, mais uma vez, teve uma contribuição importante para justificar essa posição da USP nesse cenário internacional”.
Entre outros fatores importantes, Caixeta creditou a essa pontuação o trabalho que vem sendo desenvolvido com maestria pelo corpo docente e não docente da instituição na formação de recursos humanos; à internacionalização da Escola que, por meio de convênios, permite aos alunos de graduação e de pós-graduação estudarem em instituições de ensino superior internacionais, trazendo, em contrapartida, alunos estrangeiros para a instituição; à aproximação direta da ESALQ com a sociedade na realização de trabalhos de extensão; aos laboratórios de pesquisa de ponta com uma gama cada vez mais diversificada de usuários, não necessariamente só de agricultura; às posições de destaque de egressos no mercado de trabalho; às publicações internacionais; ao ambiente acadêmico que possibilita discussões mais ricas quando reúne estudantes de vários cursos em uma única disciplina; à preocupação com a sustentabilidade e a consciência de promover o desenvolvimento agrícola respeitando o meio ambiente.
“A avaliação realizada pela U.S. News destaca a USP na posição 77, primeira da América Latina... Acredito que isto tenha ocorrido levando-se em conta uma somatória de fatores e de avaliações diárias e a agricultura, mais uma vez, teve uma contribuição importante para justificar essa posição da USP. Fazia tempo que não tínhamos uma notícia dessa dimensão – a USP, a ESALQ em particular, quinta do mundo num ranking tão bem conceituado como esse –, isso é motivo de muito orgulho para a Escola como um todo”, finalizou o diretor.
Texto: Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531
14/11/2014