Projeto Rondon - Operações no 2.º sem. de 2015 (inscrições até 10 de dezembro de 2014)

Em julho de 2015, a coordenação-geral do Projeto Rondon realizará as Operações Bororos e Itacaiúnas (Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ-Acom)

Em julho de 2015, a coordenação-geral do Projeto Rondon realizará as Operações Bororos e Itacaiúnas. Para tanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) foram convidadas para realizarem inscrição nessas Operações:

1 - Operação Bororos: (entre 10 e 26 de julho de 2015) em 15 municípios do Estado do Mato Grosso (Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jangada, Juscimeira, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Olímpia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e São Pedro da Cipa), tendo como Centro Regional a cidade de Cuiabá, MT (a viagem precursora (obrigatória) ocorrerá de 12 a 18 de abril de 2015).

2 - Operação Itacaiúnas: (entre 17 de julho e 2 de agosto de 2015) em 11 municípios do Estado do Pará (Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Rio Maria, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, Ulianópolis e Xinguara) e 4 municípios do Estado do Tocantins (Ananás, Araguatins, São Bento do Tocantins e Wanderlândia), tendo como Centro Regional a cidade de Marabá, PA (a viagem precursora (obrigatória) ocorrerá de 12 a 18  de abril de 2015).

No site do Ministério da Defesa (http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/) é possível consultar o convite da operação que traz os municípios, as ações a realizar e demais condições de execução.

A Proposta de Trabalho deverá ser elaborada e entregue, por docente da ESALQ, conforme “Convite às Instituições de Ensino Superior (IES)”, até 10 de dezembro  de 2014, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola. É preciso atentar-se que, para estas operações, serão necessárias, também nessa fase,  as inscrições de três docentes, sendo 1 Professor Coordenador, 1 Professor Adjunto, 1 Professor Reserva, sendo necessário mencionar o nome do professor que fará a viagem precursora.

Se o SVCEx receber várias propostas, haverá avaliação por uma comissão, nomeada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da ESALQ.

Propostas aprovadas pelo Ministério da Defesa:

Após divulgação no site do Ministério, em 27 de fevereiro de 2015, o responsável pela proposta deverá enviar ao SVCEx a formação do grupo, composto por 8 alunos (mais dois reservas) e  3 professores (sendo um deles o que participará da viagem precursora), até 22 de abril  de 2015 (14 de maio de 2015 – prazo para entrega no SVCEx do Plano de Trabalho ajustado).

Requisitos obrigatórios:

• grupo de alunos:

a) ser formado 8 alunos (indicar mais dois reservas), constituído por representantes dos 7 cursos de graduação da ESALQ;
b) preencher ficha de inscrição (doc. que pode ser obtido ao final desta nota);
c) os integrantes devem, obrigatoriamente, estar cursando a segunda metade da graduação;
d) entregar cópia do  currículo e histórico escolar atualizados de cada componente;
e) só incluir na equipe pessoas que estejam em boas condições de saúde, tendo em vista a permanência em localidades com poucos recursos e, por vezes, inóspitas. Para tanto, é recomendável que os candidatos sejam avaliados clínica, odontológica e psicologicamente.

• docentes:

a) preencher ficha de inscrição (doc. que pode ser obtido ao final desta nota);
b) entregar cópia do currículo, que pode ser o Lattes, de cada um.

Na seleção dos grupos serão avaliados os seguintes requisitos dos componentes:
1. a maior nota média constante no histórico escolar;
2. o menor número de reprovação em disciplinas;
3. o envolvimento em atividades de extensão universitária, mencionadas no currículo.
Obs.: critério de desempate - experiência e engajamento em atividades de extensão universitária.

Para participar da seleção dos grupos na Escola, o Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) receberá as inscrições até 22 de abril de 2015. A ficha de inscrição deve ser preenchida por cada componente do grupo e enviada para o e-mail scadi@usp.br . Porém, a inscrição somente será formalizada perante a entrega da documentação completa no SVCEx (Prédio da Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária).

É essencial que os interessados leiam atentamente as informações sobre o projeto e as datas do convite da operação, guia do rondonista http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal.