Grupo de servidores PAP realizaram visita à Estação Experimental de Itatinga

Grupo de servidores que participaram da atividade no dia 19 de novembro de 2014 (Crédito: Laura Martirani - ESALQ/LES)

O grupo de servidores das Unidades do Campus "Luiz de Queiroz", que integram o Projeto Pessoas que Aprendem Participando (PAP), coordenado pela  Superintendência  de  Gestão  Ambiental (SGA) da USP, realizaram em 19 de novembro de 2014, visita à Estação Experimental de Ciências Florestais (LCF) de Itatinga, com a proposta de:
- integrar o grupo;
- desenvolver trilhas interpretativas;
- realizar uma oficina de fotografia:
- desenvolver atividades de educação ambiental;
- conhecer as atividades que acontecem na Estação.

O grupo de servidores, que foi recepcionado por todos os funcionários da Estação, realizou o plantio de duas espécies arbóreas nativas na Estação, simbolizando os PAP1 e PAP2 e o enraizamento desse processo formador na USP.

Sobre o processo de formação PAP (Pessoas que Aprendem Participando)

A SGA está realizando, desde 2013, o processo  de  formação  de servidores  técnico-administrativos  numa  perspectiva  emancipatória  e  participativa,  em todos os  campi  da USP.  O objetivo é  contribuir para a formação socioambiental da comunidade universitária em busca da construção de uma universidade sustentável.

A  iniciativa, pioneira no âmbito de ambientes universitários, pretende  atingir  cerca  de  17.000  servidores  não-docentes  dos  sete campi  da USP em diversos setores e áreas de  atuação. Para envolver a totalidade deste público, foi adotada a arquitetura de capilaridade, numa rede horizontal de “multiplicadores”, aqui denominados “Pessoas que Aprendem Participando”, os PAPs.

Entre 2013 e 2014, foram formados os grupos de PAP1 e PAP2, que são os primeiros multiplicadores do processo - saiba +: notícia .

De 12 de janeiro a 20 de fevereiro de 2015, estarão abertas as inscrições para os PAP3, com carga horária de 40 horas de formação, para todos os servidores técnico-administrativos interessados.

Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2014, das 9h às 10h,  no Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas (Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES) ocorrerão palestras de esclarecimentos sobre os cursos de formação, que serão realizados para os PAP3 em 2015.

Informações com a equipe da SGA pelo e-mail educacao.sga@usp.br ou pelo telefone (19) 3429.4181.

Fonte: texto encaminhado por Ana Maria Meira de Lello, educadora ambiental do USP Recicla.