USP iFriends: inscrições até 22 de março de 2015

USP iFriends é um programa de voluntariado que tem como intuito integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária (Layout crédito: Giovane Martins - ESALQ-Acom)

USP iFriends é um programa de voluntariado, criado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que tem como intuito integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária. Essa aproximação dos intercambistas será conduzida pelo Amigo USPaluno de graduação regularmente matriculado na USP que, voluntariamente, dispõe-se a colaborar na recepção do intercambista.

Como se tornar um Amigo USP?
Se você é aluno de graduação, cadastre-se via Sistema JupiterWeb, no item de menu “Programa USP iFriends”. As inscrições para a edição do 1º semestre de 2015 estão abertas de 24 de novembro de 2014 a 22 de março de 2015. Suas respostas serão armazenadas no nosso banco de dados e você poderá consultar uma lista de intercambistas interessados em ter um Amigo USP. Ao selecionar um intercambista, você se torna seu Amigo USP e tem acesso ao contato do intercambista. Ao mesmo tempo, será enviado a ele um e-mail automático com as suas informações de contato. Após a inscrição no Jupiterweb, você também poderá juntar-se ao nosso grupo no Facebook: USP iFriends. Caso você seja aluno de pós-graduação e queira fazer parte do programa, contate-nos pelo e-mail ifriends@usp.br ou via Facebook, na página https://www.facebook.com/usp.ifriends.

Para o aluno USP, quais são as vantagens de se ter um iFriend?
Não é mais necessário viajar para ter uma experiência internacional. A Universidade de São Paulo recebe milhares de estudantes estrangeiros por ano, o que significa, entre outros fatores, oportunidades para praticar outros idiomas, fazer novas amizades, conhecer de perto outras culturas, bem como ter contato com estudantes de universidades estrangeiras.

Quais são as atividades do Amigo USP?
- aeroporto: recepcionar ou encontrar maneiras de orientar o intercambista a se localizar na cidade e a encontrar seu destino (o hostel ou moradia definitiva). Caso o Amigo USP não possa buscar o intercambista no aeroporto, deverá orientá-lo até o local desejado. Os trajetos até os campi da USP estão descritos no Guia para o Estudante e Pesquisador Estrangeiro, elaborado pela Agência USP Internacional (Aucani);
- moradia: auxiliar o intercambista na busca por alojamento, já que o Amigo USP conhece melhor a cidade e os lugares mais indicados para se morar, levando em conta preços e outros fatores;
- legalização da estadia: auxiliar o intercambista no processo de registro na Polícia Federal e demais órgãos. O aluno estrangeiro tem um mês para regularizar seu status no Brasil. Após esse prazo, incidirá uma multa por cada dia de atraso. É aconselhável que o Amigo USP acompanhe o intercambista à Polícia Federal e o ajude na questão da documentação, uma vez que o site da Polícia Federal está disponível apenas em português. Para mais informações, consulte nosso manual de orientação para emissão do RNE: (1) versão em português; (2) versão em inglês;
- orientação acadêmica: auxiliar o intercambista em questões acadêmicas e práticas na Unidade e na USP: fornecer orientações sobre disciplinas, professores, bibliotecas, Centro Acadêmico, Atlética, sala pró-aluno, wi-fi, xerox, Circular, CEPEUSP, entre outros;
- idioma: auxiliar o estrangeiro com a língua portuguesa;
- integração cultural: indicar opções em questões práticas, como ensiná-lo a usar o transporte público, ir ao banco, aos correios, comprar um chip de celular. Além disso, acompanhá-lo em eventos culturais: cinemas, exposições, teatros, festas, entre outros. Essas atividades de integração favorecerão a adaptação do intercambista à cultura e ao cotidiano brasileiro rápida e proveitosamente.

Informações pelo e-mail ifriends@usp.br, pelo site http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/usp-ifriends/ ou via Facebook, na página https://www.facebook.com/usp.ifriends.