Definidos os grupos que ocuparão o Centro de Extensão da ESALQ

Casa sede da Fazenda Areão foi revitalizada para abrigar o CEESALQ (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A ESALQ acaba de deliberar os grupos de extensão da instituição que ocuparão as quatro salas disponíveis na casa sede da Fazenda Areão, revitalizada para abrigar projetos de pesquisa voltados ao produtor rural. As inscrições para ocupação dos espaços do novo Centro de Extensão da ESALQ (CEESALQ) foram realizadas em outubro por meio do Edital Interno ESALQ 01/2014. O diretor da Escola, José Vicente Caixeta Filho, entregará as chaves aos coordenadores responsáveis pelos grupos no dia 07 de janeiro de 2015.

Dessa forma, no próximo ano, estarão abrigados no CEESALQ os grupos Crecin (sala 2), GeWA (sala 4), Enactus ESALQ (sala 5), Amaranthus e SAF (sala 6). Além desses grupos, lá também estarão alojadas a administração das Fazenda Areão (sala 1) e uma sala de reuniões de uso comum (sala 3). Outras duas salas externas ficarão à disposição dos grupos de extensão em caso de necessidade de espaço amplo para suas atividades.

Compõem o Conselho Gestor do CEESALQ os professores Carlos Armênio Khatounian (Amaranthus e SAF), Lindolpho Capellari Junior (GeWA), Marli Teresinha Pereira (Enactus ESALQ), Rosebelly Nunes Marques (Crecin), e o administrador da Fazenda Areão, Luís Fernando Sanglade Marchiori.

De acordo com o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ, Pedro Valentim Marques, o objetivo desse novo centro é oferecer trabalhos que possam ser aplicados pela sociedade. “Essa área com cerca de 200 metros quadrados abrigará projetos de pesquisa e atividades práticas de agricultura. A ideia é que este seja um espaço referência aos produtores rurais da cidade e região”, revelou Marques.

O horário de funcionamento do CEESALQ será de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Informações pelo telefone (19) 3429.4433.

Os Grupos
Amaranthus
– trabalha sob a perspectiva da agroecologia e produção orgânica atuando nas áreas de produção de ovos, ovinos, horta, milho e extensão rural.

Crecin (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza) – promove o ensino das ciências naturais, fazendo com que esse ensino se torne objetivo, criativo e que faça sentido, de modo que a aprendizagem seja significativa.

Enactus ESALQ – propicia a alunos e professores a possibilidade de atuar em extensão universitária da ESALQ e da Universidade de São Paulo (USP), por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, buscando difundir e aplicar os conhecimentos nelas gerados, vinculando-se de forma indissociável ao ensino e à pesquisa.

GeWA (Grupo de Estudos Walter Accorsi) - dedica-se ao estudo e difusão do conhecimento botânico na área de plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Também identifica e evidencia sua importância para a comunidade dentro e fora da ESALQ. Desenvolve diversas atividades de extensão universitária, palestras, pesquisas e projetos para os alunos de graduação.

SAF (Grupo de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Pirasykaua) – o grupo tem como objetivos possibilitar o desenvolvimento do estudante nos campos da agroecologia, manejo florestal e extensão rural a partir da práxis; estudar e promover a agroflorestal sucessional como sistema de produção apropriado aos trópicos; contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa a partir da extensão rural; desenvolver e estudar ferramentas para praticar a extensão rural numa perspectiva dialógica; conhecer experiências de agricultores agroflorestais e agroecológicos; incentivar a participação dos estudantes em cursos de formação em Manejo Agroflorestal; praticar a auto-gestão como modo de organização do grupo.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531 / 10.11.2014