A necessidade de uma transição para sistemas agroalimentares mais sustentáveis para a agricultura brasileira definiu o tema da Revista Visão Agrícola, que chega em sua 15ª edição trazendo aos leitores uma visão completa sobre Bioinsumos, pois a adoção destes chegou de maneira rápida com visão de mercado consolidado.
Essa evolução contribui para uma maior sustentabilidade do setor agrícola nacional, pois o grande apelo é que os bioinsumos preservam a biodiversidade e contribuem para melhorar a saúde do solo e das pessoas. Diferentemente da indústria de agroquímicos, que do ponto de vista econômico é centralizada em poucas empresas, muitas das quais multinacionais, a indústria de bioinsumos é fragmentada e representada por inúmeras startups nacionais, além de empresas de pequeno, médio e grande porte. Essa diversidade empresarial é um indicativo da vitalidade e potencial de inovação do setor.
Para a diretora da Esalq, Thais Maria Ferreira de Sousa Vieira, a agricultura brasileira, com sua diversidade e relevância econômica, está no centro das discussões sobre sustentabilidade e a Esalq vem liderando os debates internacionais acerca dos bioinsumos. “O aumento da demanda por alimentos aliado às emergências climáticas impõem à sociedade global a necessidade urgente de transformar os sistemas agroalimentares. E a Esalq tem se destacado como uma instituição pioneira na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, integrando pesquisa, ensino e extensão e contribuindo ativamente para a transição a uma agricultura mais equilibrada, eficiente e resiliente”.
Simone Rodrigues da Silva, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, é a editora responsável pela edição, e Italo Delalibera e Natasha Sant’Anna Iwanicki, do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, são os coordenadores técnicos da revista.
O número já está disponível em: https://www.esalq.usp.br/visaoagricola/edicoes/bioinsumos
Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 25.07.2025