A FAPESP e a Agence Nationale de la Recherche (ANR) anunciam uma nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no estado de São Paulo.
Trata-se da 19ª chamada nos termos do acordo de cooperação mantido entre a FAPESP e a ANR.
A edição de 2026 propõe seis blocos temáticos para a elaboração de projetos de pesquisa: Engenharia, Química e Física; Ciências Digitais e Matemática; Ciência dos Materiais; Ciências Sociais e Humanidades; Meio Ambiente, Ecossistemas e Recursos Biológicos; e Biologia e Saúde.
Um pré-cadastro dos interessados deve ser feito pelo pesquisador parceiro francês até o dia 14 de outubro de 2025, por meio de procedimento determinado pela ANR. O pesquisador de São Paulo deve participar da elaboração do documento e incluir suas informações.
Os pesquisadores considerados elegíveis e que tenham pré-cadastros aprovados serão convidados pelas agências a submeter as propostas completas no início de 2026. Na FAPESP, as propostas tramitarão nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (com duração máxima de 48 meses, excepcionalmente) e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (com duração de 48 e 60 meses).
Para se candidatar a um Auxílio Regular ou Temático, a chamada permite a participação de proponentes que sejam pesquisadores responsáveis ou principais de auxílios vigentes em determinadas modalidades, variando de acordo com o tipo de financiamento pleiteado. Pesquisadores devem consultar o item 3.2 para verificar se cumprem os requisitos para elegibilidade com base no tipo de auxílio FAPESP vigente.
A chamada de propostas está disponível em https://fapesp.br/17789