“É sua vez de voar mais alto”: campanha dá boas-vindas aos novos alunos da USP

No dia 23 de fevereiro, início do ano letivo na USP, a Universidade vai receber 11.147 novos alunos, vindos de quatro modalidades de ingresso: Fuvest, Enem-USP, Provão Paulista e Olimpíadas do Conhecimento. Para acolhê-los e integrá-los à vida universitária, eles vão contar com as atividades da Semana de Recepção aos Calouros e com a divulgação das peças da campanha de recepção espalhadas pelos campi de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto.

A campanha “É sua vez de voar mais alto” estará presente em cartazes, totens, banners e faixas em diversos pontos, com peças criadas para os novos alunos se sentirem acolhidos, para transmitir os valores cultivados pela Universidade (humanismo, excelência, universalismo e solidariedade) e também para divulgar o Disque-Trote. É possível ver todas as peças da campanha neste link.

O pró-reitor de Graduação pró-tempore, Marcos Garcia Neira, afirma ter observado uma diferença na ênfase das campanhas de recepção aos calouros ao longo dos anos. “As campanhas nasceram e se fortaleceram com a tarefa de alertar, prevenir e enfrentar o trote violento, e essa dimensão continua indispensável. Ao mesmo tempo, especialmente nos últimos anos, há um movimento mais explícito de afirmar pertencimento e apresentar a USP ‘por dentro’: oportunidades acadêmicas, cultura, esportes, extensão, serviços de apoio e o cotidiano de cada campus”, explica. “A campanha deste ano ‘É sua vez de voar mais alto’, por exemplo, dialoga diretamente com inclusão e pertencimento e ajuda a comunicar que o ingresso é, também, a entrada numa rede de possibilidades, convivência plural e acolhimento de todas as diferentes trajetórias.”

Neira também destaca que a recepção aos calouros na USP vem se consolidando, nos últimos anos, como um ambiente mais amigável, orientado por acolhimento, integração e respeito. “Isso não significa que possamos tratar o tema como ‘resolvido’: episódios de constrangimento podem ocorrer e, quando ocorrem, precisam ser enfrentados com seriedade, acolhimento às vítimas e responsabilização. O ponto central é que a Universidade, por meio de suas Comissões de Graduação, Comissões Coordenadoras de Curso e Comissões da Semana de Recepção, tem trabalhado para substituir quaisquer práticas abusivas por programações formativas, culturais e informativas, e para reforçar canais institucionais de denúncia e apoio, como o Disque-Trote e as orientações permanentes da campanha”, ressalta o pró-reitor.

Inspiração nos passarinhos

Desenvolvida por três alunas do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho, a campanha escolhida neste ano pela reitoria usa pássaros geométricos coloridos como assinatura.

“A essência da campanha nasceu em um final de tarde dentro do circular, olhando para os quero-queros da Praça do Relógio [no campus da USP da capital] pela janela e escutando a música Passarinhos, do Emicida e Vanessa da Mata. De súbito, a primeira metade da frase surgiu na cabeça da diretora de arte Bruna Vaccarelli. Pensando no voo, da saída do ninho e dos novos horizontes que as aves alcançam, a altura e as distâncias, surgiu ‘voar mais alto'”, destaca Sophia Reis Santana, estudante do 6º período de Publicidade da ECA e uma das integrantes do grupo que idealizou a campanha. Além dela, participaram da iniciativa Bruna Vaccarelli, também do 6º período, e Sophia Castro, estudante internacional da Costa Rica, já graduada em Relações Públicas.

Como o trabalho na ECA simula projetos reais de uma agência, elas se organizaram pela Agência Íris, inspiradas na deusa grega do arco-íris e mensageira dos deuses, cujas cores remetem ao design gráfico, à comunicação e à criação de pontes que conectam pessoas. “O trio teve a intenção de honrar uma tradição de nomes de deuses greco-romanos existente na USP e, por se compor unicamente de mulheres, uma deusa seria ideal”, disse Bruna, responsável pela parte gráfica da campanha.

Oportunidades para os novos alunos

Sophia Santana explica que, desde o início, a ideia do grupo estava ligada às oportunidades e às novas possibilidades que a universidade pública proporciona aos estudantes. Sophia Castro trouxe as primeiras ideias sobre como o ingresso na faculdade pode ser uma vitória e uma fonte de orgulho não apenas para quem entra, mas também para toda a sua família. “Isso faz parte do desenvolvimento do cerne da mensagem, mas foi uma escolha consciente do grupo não colocar a família como sujeito protagonista da campanha, devido à diversidade de histórias, origens e experiências dos estudantes”, ressalta.

A partir desses dois elementos principais, Bruna explica que foi sendo construído o coração da campanha, e, ainda pensando nos cerca de 12 mil ingressantes que estariam conquistando sua vez de viver na USP, a frase se completa: “É sua vez de voar mais alto”. Por contiguidade foram criadas as variações pela diretora de redação, Sophia Santana, em conjunto com Bruna: “É sua vez de ir mais longe”, inspirada nos diversos estudantes que vêm de todo o Brasil e do mundo e “É sua vez de alcançar o novo”, já que 35% dos novos estudantes são os primeiros da família a alcançar o ensino superior.

“Os pássaros são inspirados na diversidade de aves do campus Butantã e também no tangram, um quebra-cabeça chinês geométrico que permite a formação de diversos desenhos, pois, a USP, assim como o tangram, é uma composição das diversas pessoas que constroem toda a universidade, como peças, que se encaixam de inúmeras maneiras para formar algo original e diferente”, diz Bruna.

Além das frases, foram desenvolvidos cartazes informativos e postagens para redes sociais, abordando: Inclusão e Pertencimento, Pesquisa, Cultura, Esporte e Intercâmbio. Além de marca-páginas informativos para distribuir em todas as bibliotecas. Outdoors, faixas, banners, flâmulas e artes para relógios de rua veiculam a campanha pelos campus e arredores. Para o uso dos estudantes, foram criadas artes de headline para LinkedIn, assim como adesivos, para que todos possam se sentir parte integrante da campanha.

O trote é proibido na USP desde 1999 e o número 0800-012-1090 está disponível de segunda a sexta, das 9 às 21 horas, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Também é possível denunciar pelo e-mail disquetrote@usp.br e pelo aplicativo disponível na Google Play e na APP Store.

Para conferir as peças da campanha “É sua vez de voar mais alto” acesse este link. Confira também o Manual do Calouro.


Texto: Thais Helena dos Santos
Jornal da USP
06/02/2026

Edição 613