Esalq premia excelência de acadêmicos da Classe 2025

Alunos premiados junto com a diretora Thais Vieira e o vice-diretor Marcos Milan

Emily Sakurai é filha de um monge budista, que migrou do Japão para o Brasil na década de 90. Amanda Moreno de Lima é piracicabana, estudante de escola pública, graduou-se em Moda em 2015 e agora procurava uma carreira que fazia sentido. Leonardo Baião veio de São José dos Campos para Piracicaba e, por se identificar com a área de precificação, conseguiu um estágio e, agora ao se graduar, foi efetivado.

Esses e outros mais de 200 estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participam hoje e amanhã das duas cerimônias de Colação de Grau da Classe de 2025, no mesmo ano em que a Esalq celebra seus 125 anos.

A turma que entra para a história da instituição, inicia sua jornada profissional de forma premiada. Como primeiro ato da formatura deste ano, a Esalq realizou, na manhã desta quarta-feira, 11, uma sessão especial de outorga de prêmios aos melhores alunos dos seus sete cursos de graduação. Além do Prêmio Luiz de Queiroz, conferido aos primeiros alunos da classe, que cumpriram todo o trajeto escolar sem reprovação no currículo, o mérito desses estudantes é reconhecido por empresas, entidades de classe associações diversas pelo seu desempenho durante a graduação.

Graduada em Gestão Ambiental, Emily Sakurai recebeu quatro prêmios, entre eles o Prêmio Luiz de Queiroz e o Prêmio Adealq. “Encerro minha passagem pela Esalq com um olhar holístico sobre o mundo e com uma identificação muito grande com a educação ambiental”, declarou a graduanda, que segue ainda no primeiro semestre para o Japão, para um treinamento que a levará, por dois anos, para um voluntariado na Tailândia.

Prestes a ser diplomado no curso de Engenharia Agronômica, Leonardo Baião lembra das experiências durante a graduação. “A Esalq tem o diferencial de oferecer muitas oportunidades. Me identifiquei com a áreas de contabilidade e economia e hoje estou efetivado em uma empresa de análise de mercado, onde atuo com precificação de leite”.

Agora encerrando o curso de Engenharia Florestal, Amanda Moreno de Lima diz ter feito a escolas certa. “Eu queria uma carreira que fizesse sentido na minha vida e a Esalq foi um sonho na minha vida”, declara a graduanda que participou da sessão de outorga para receber 8 prêmios que reconhecem seu mérito acadêmico. “Aproveitei muitas oportunidades durante a graduação, participei de grupos de extensão, fiz estágio na área de educação ambiental e pretendo ingressar na área de bioinsumos”.

Internacionalização – Também formanda em Engenharia Agronômica, Livia Vittoria Venturi destacou-se nas disciplinas da área de Fitopatologia e por isso recebeu o Prêmio “Professor Ferdinando Galli”. Natural de Itambaracá-PR, Livia narra algumas das experiências na graduação que agora lhe permite seguir na área acadêmica em uma jornada internacional. “ A Esalq possibilita muita coisa além da sala de aula. Participei de grupo de extensão, de empresa júnior e fiz um intercâmbio de nove meses nos EUA. Acabei de ser aprovada no mestrado em Wisconsin e retorno para lá para dar seguimento à minha pesquisa com plantas daninhas”.

A cerimônia de premiação dos formandos de 2025 da Esalq contou com a presença de pais, amigos e familiares, além dos gestores da Esalq, a diretora Thais Vieira, o vice-diretor, Marcos Milan e a presidente da Comissão de Graduação, Wanessa Melchert Mattos. O professor Sênior Evaristo Marzabal Neves, diretor da Esalq gestão 1997/2001, conversou com os formandos e lembrou que a universidade é um importante rito de passagem. “Aqui eles chegam ainda adolescentes e seguem para a maioridade, com o desafio de se formarem, de adquirir conhecimento e seguir contribuindo para um mundo melhor”.

Em sua mensagem, a professora Wanessa Mattos reforçou a importância da valorização da graduação. “Muitos nessa turma iniciaram o curso ainda no período de pandemia e, desde lá, sempre procuramos conscientizá-los da importância dessa passagem pela Esalq. Hoje vemos o reflexo dessa dedicação, pois esse reconhecimento é fruto do esforço de cada um e do apoio incondicional das famílias”.

A diretora da Esalq também reconheceu o protagonismo dos premiados e do compromisso que carregam de agora em diante. “Essa cerimônia reconhece o protagonismo desses estudantes, que cumpriram seu compromisso para além das aulas de forma excelente. Parabéns para essa turma que agora entra para a história da Esalq, instituição que se manterá de portas abertas para quando eles precisarem”. A sessão de outorga de prêmios na Esalq teve a jornalista Alicia Nascimento Aguiar como cerimonialista e Luis Fernando Fischer Dutra no acompanhamento musical.

Texto: Caio Albuquerque (11/02/2026)

Edição 613
Amanda Moreno de Lima granhou oito prêmios pelo mérito acadêmico (crédito: Denise Guimarães)
Emily Sakurai, graduanda em Gestão Ambiental (crédito: Caio Albuquerque)